ORAÇÃO PELA PAZ
"Senhor, Deus da Paz,
tu que criaste os homens,
para serem herdeiros de tua glória,
nós te bendizemos e te agradecemos.
porque nos enviaste Jesus,
teu Filho bem amado;
Tu fizeste dele,
no mistério de sua Páscoa,
o artesão de nossa salvação,
a fonte de toda paz,
o laço de toda fraternidade.
Agradecemos pelos desejos,
pelos esforços e pelas realizações,
que teu Espírito de paz
suscitou em nossos dias,
para substituir o ódio pelo amor,
a desconfiança pela compreensão,
a indiferença pela solidariedade.
Abre mais ainda nossos espíritos e nossos corações
para as exigências concretas do amor
de todos os nossos irmãos,
para que sejamos cada vez mais
artesãos da paz.
Lembra-te, ó Pai,
de todos os que lutam, sofrem
e morrem para a parturição
de um mundo mais fraterno.
Que para os homens de todas as raças
e de todas as línguas
venha teu reino de justiça,
de paz e de amor.
Amém."
Papa Paulo VI
O Dia Mundial da Paz é comemorado em quase todo o mundo em primeiro de janeiro. Nesse dia, as pessoas trocam votos de alegria, de paz e de felicidade para o ano que se inicia. Tradicionalmente as pessoas ficam acordadas até a meia-noite do dia 31 de dezembro, quando se comemora com muita festa a virada do ano. Esse dia foi criado em 1968, pelo Papa Paulo VI, para que fosse celebrado pelos verdadeiros amigos da Paz, independente de credo, raça, posição social ou econômica.
Talvez a transitoriedade dessas promessas esteja ligada à própria origem da festa de Réveillon e seu parente próximo o primeiro de abril. Qual a relação entre essas datas? Bom, no século XVI, a maioria dos países da Europa Ocidental, passou a adotar o 1º de janeiro como data para a passagem do ano. Até então, esse evento era comemorado no dia 25 de março, que marcava o início da Primavera. As festas terminavam no dia 1º de abril, que ainda ficou sendo comemorado por muitos desavisados.
O primeiro de janeiro era a data para o início do ano também em Roma, desde a adoção do calendário Juliano. O nome é uma homenagem a Júlio César, que decretou essa nova forma de contar o tempo em 45 AC.
Outra tradição:
Muitas pessoas elaboram listas de coisas que pretendem fazer no novo ano que se inicia.
Tarefa de Férias para os professores
Descanse mais, durma mais, sorria mais.
Fique longe do piloto, do apagador, do Diário de classe.
Assista vídeos legais, ouça músicas bacanas.
Reveja os amigos.
Curta a praia, sorvete, água de coco e rede
Deite na grama, curta o campo, ande com os pés descalços
Arrume o jardim, faça uma horta, plante flores.
E no final das férias, só no final, retome a rotina........
História de São Gonçalo de Amarante
Nasceu em Tagilde (Guimarães), de pais nobres e piedosos, cerca do ano 1200. Passou a adolescência como aluno na escola arquiepiscopal de Braga e, ordenado sacerdote, foi pároco de S. Paio de Vizela. Durante catorze anos peregrinou na Terra Santa e em Roma e, depois do regresso à pátria, entregou-se à vida eremítica. Mais tarde entrou na Ordem dos Pregadores e exerceu o ministério da pregação com grande fruto das almas. Morreu cerca do ano 1260.
Missa/Oração
Senhor, que manifestastes as vossas maravilhas no coração do bem-aventurado Gonçalo de Amarante, inflamado no amor do vosso nome, concedei-nos que, à sua imitação, tenhamos sempre o pensamento em Vós e façamos fervorosamente o que Vos é agradável. Por Nosso Senhor.
Liturgia das horas
Do Decreto Presbyterorum Ordinis, do Concílio do Vaticano II, sobre o ministério e a vida dos sacerdotes (N. 13) (Sec. XX). O exercício do ministério sacerdotal, fonte de santidade.
Os sacerdotes atingirão a santidade da maneira que lhes é própria, se exercerem as suas funções sincera e infatigavelmente no espírito de Cristo.
Sendo eles os ministros da palavra de Deus, todos os dias leem e ouvem essa mesma palavra de Deus que devem ensinar aos outros; e se ao mesmo tempo se esforçam para a receberem em si mesmos, cada vez se tornarão mais perfeitos discípulos do Senhor, segundo a palavra do apóstolo São Paulo a Timóteo: Medita estas coisas, permanece nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado contigo e com o teu ensino. Sê perseverante em tudo isso. Se assim procederes, salvar-te-ás a ti mesmo e àqueles que te ouvem. Porque, investigando como melhor poderão dar aos outros aquilo que meditaram, mais profundamente saborearão as insondáveis riquezas de Cristo e a multiforme sabedoria de Deus.
Tendo presente que é o Senhor quem abre os corações e que a excelência do seu poder não vem deles mas de Deus, no próprio ato de ensinar a palavra de Deus unir-se-ão mais intimamente com Cristo mestre e se deixarão conduzir pelo seu Espírito. Assim unidos a Cristo, participam da caridade de Deus, cujo mistério, escondido desde os tempos antigos, foi revelado em Cristo.
No mistério do sacrifício eucarístico, em que os sacerdotes cumprem o seu principal ministério, realiza-se continuamente a obra da nossa redenção. Enquanto os sacerdotes se unem com a ação de Cristo sacerdote, oferecem-se todos os dias totalmente a Deus e, alimentando-se do Corpo do Senhor, participam de coração na caridade d’Aquele que Se dá como alimento aos fiéis. De modo semelhante, na administração dos sacramentos, unem-se com a intenção e a caridade de Cristo.
Ao governar e apascentar o povo de Deus, sentem-se movidos pela caridade do Bom Pastor a dar a vida pelas ovelhas, prontos também para o supremo sacrifício, a exemplo daqueles sacerdotes que ainda em nossos dias não recusaram sacrificar a própria vida.
Como educadores da fé e tendo eles mesmos a firme esperança de entrar no santuário pelo Sangue de Cristo, aproximam-se de Deus com o coração sincero, na plenitude da fé; cultivam a esperança firme quanto aos seus fiéis, a fim de poderem consolar aqueles que se encontram na angústia, por meio daquela exortação com que eles são exortados por Deus.
Como chefes da comunidade, cultivam a ascese própria dos pastores das almas, renunciando aos próprios interesses, buscando não a sua utilidade particular mas a de todos, para que se salvem, progredindo sempre e cada vez mais no desempenho do seu múnus pastoral.
Fontes dos textos e imagem:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhH4TbwhEjC1j4NI-mG8CqlTYi-ERd9z0EstS6jrZq11csqXpJv2kERtEcgDZqhHtKLQT_bI9Byiyr8LnYrnibfbBrpp1sW8nDuh2K1kikPsqFpA3fC2HVWlC4kkD65jkdSbVIpsTmexlc/w436-h620/dia-mundial-da-paz+%25281%2529.gif
contato@sosprofessor.com.br
Portal da Educação Pública por Léo Silva
www.portal.ecclesia.pt/ecclesiaout/liturgia/liturgia_site/santos/santos_ver.aspcod_santo=11http://ensinareaprender-crisreis.blogspot.com.br/2012/06/tema-gerador-eja-fase-i.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário