Minhas Anotações do Curso Escola de Pesca - 01/11/02
Oportunidade é aquilo que você quer muito mas, de tanto querer, não consegue enxergar.
Primeiro vem o trabalho para depois vir o sucesso.
Tenha objetivo seja objetivo.
Não é comigo
Esta é uma história sobre 4 pessoas:
Todo mundo, alguém, qualquer um e ninguém.
Havia um importante trabalho a ser feito e todo mundo tinha certeza de que alguém o faria.
Qualquer um poderia tê-lo feito, mas ninguém o fiz.
Alguém zangou-se porque era um trabalho de todo mundo.
Todo mundo pensou que qualquer um poderia fazê-lo mas ninguém imaginou que todo mundo deixasse de fazê-lo.
Ao final todo mundo culpou alguém quando ninguém fez o que qualquer um poderia ter feito.
Autor desconhecido
Mostre o que é cidadania sem qualquer tipo de discriminação.
7 Dicas para Relações Humanas
- As 6 palavras mais importantes:
Admito que o erro foi meu.
- As 5 palavras mais importantes:
Você fez um bom trabalho.
- As 4 palavras mais importantes:
- As 3 palavras mais importantes:
Faça o favor.
- As 2 palavras mais importantes:
Muito obrigado.
- A palavra mais importante;
Nós
- A palavra menos importante:
Eu
06/11/2002
Empregabilidade
“Você tem que vender você”.
Para levar seu negócio para sempre sua cabeça tem que evoluir.
Ganha na qualidade e não em mercadoria de alto preço onde só vende 1.
Exemplo loja R$ 1,99.
Clareza, ordem e ênfase. Ao se comunicar e saber ouvir.
Senso psicológico - quando eu posso falar
Empresa comercial, produção ou prestação de serviço.
07/11/2002
página 17 exercício resumo
* trabalhei em fábrica que me possibilitou em trabalhar em algo desconhecido onde pude me adaptar. Montagem de festa que continuou um pouco desse trabalho em cesta de café da manhã.Consultório dentário e Comércio.
Nunca faça de sua vida um rascunho. Pois você não terá tempo de passá-la a
INPI - autoria - registrar
11/11/02
Pequenas empresas bom será empregar a família pelo incentivo.
Amigo é aquele que busca o sucesso como você, são poucos!
Funções Administrativa do Departamento Pessoal (Pensar e Planejar)
1- Prever - É perscrutar o futuro é traçar o programa de ação.
2- Organizar - É construir o duplo organismo, material e social da empresa.
3- Comandar - É fazer funcionar o pessoal.
4- Coordenar - É Ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços.
5- Controlar - É cuidar de molde a que tudo saia de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
O Tempo não pára. Administração do tempo, rende "dinheiro e qualidade de vida".
1º - Tente listar onde você desperdiça mais tempo.
2º - Determine prioridade e tempo.
3º - Tenha um plano de ação pessoal.
4º - Faça uma triagem dois telefonemas que vai fazer.
5º - Tente não adiar as tarefas entediantes.
6º - Delegue com clareza e precisão.
7º - Evite espírito de papel sobre a mesa.
8º -Aprenda a dizer não.
9º - Evite reunião improdutivas e desnecessária.
10º- Trabalho em equipe para utilizar o tempo sem perder a individualidade.
11º- Evite assumir tarefas que não são suas.
12 º - Autodisciplina é fundamental.
12 / 11 / 2002
lucro tipo
Pessoa física empresas produção 1
pessoa jurídica Distribuição 2
prestação de serviço 3
1- Transforma matéria-prima( indústria - paga ) IPI - Federal Imposto de produto industrializado.
Não tem valor fixo - cada produto tem seu valor.
2- Comerciais paga ICMS Estadual - Imposto de circulação de mercadorias e serviços 18%.
3 - paga ISS Municipal.
imposto sobre serviços 5%
Impostos Federais
IPI - Imposto de produto industrializado
IR - Imposto de renda
*exportação e importação é a função do governo de importação e exportação dar a taxa (valor- alíquota).
Impostos Estaduais
ICMS
Firma individual se for à falência - pega seus bens pessoais.
Firma Ltda sócio cota 10.000.00 5.000.00
Caso Fale você só paga a quantidade que te cabe.
Firma S/A mais de dois acionistas tem que ter grande capital (vende até 49).
Prolobores o que você tira por mês.
13 /11/02
Documentos Para Registro
CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL
TÍTULO ELEITOR
CPF (CADASTRO PESSOAS FÍSICAS)
FOTOGRAFIAS
Cédula IDENTIDADE
CERTIFICADO RESERVISTA
EXAME MÉDICO
CERTIFICADO DE CASAMENTO
CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE FILHOS ATÉ 14 ANOS OU INVÁLIDOS DE QUALQUER IDADE( SALÁRIO-FAMÍLIA )
CARTÃO DA CRIANÇA (FILHO ATÉ 5 ANOS)
CARTÃO PIS OU PASEP PIS E PASEP
Preparar-se para uma entrevista
A primeira impressão é que fica. (pontualidade é fundamental).Conheça a empresa. Prepare o seu espírito (tranquilidade). Currículo . Conheça as perguntas mais comuns.Manter-se calmo.
Durante a entrevista
Não critica a empresa anterior.
Não fume.
Evite falar de seus problemas pessoais.
Sente-se compostura.
Olhe o entrevistador nos seus olhos.
Responda as perguntas com clareza.
Enfatize as conquistas disfarça as derrotas.
seja Honesto.
Traços de personalidade desenvolvidas e adequadas para exercer a profissão
ambição - entusiasmo- iniciativa- jovialidade - tato - honestidade- persistência imaginação - cordialidade
Características básicas inerentes à função do profissional em marketing
1 Boa apresentação (incluir Boa Saúde)
2 Saber falar (clareza- ordem - ênfase)
3 Saber ouvir (postura física e mental)
4 Senso econômico
5 Senso psicológico
6 Avaliação criteriosa de tudo
7 Atividade (racionalização do trabalho)
8 Conhecimento do produto ou serviço
Documentos comerciais é tudo aquilo que vai usar.
Título de crédito é tudo que faz dinheiro (duplicata- cheque- letra de câmbio- promissória...)
Empresa (carta memorando fatura e telegrama)
14/11/ 02 página 26 até 68
Prazo de arquivamento de documentos
Referentes ao FGTS - folha de pagamento -depósito ou recibo, RE e GR - 30 anos.
Documentos de débito levantado pela fiscalização, através do NFLD -10 anos
Referente ao PIS/ PASEP, comprovante de cadastro, Rais, comprovante de recolhimento - 10 anos
Guias de recolhimentos (GR) e toda documentação previdenciária, quando não tiver havido levantamento fiscal -10 anos
Guia de recolhimento de levantamento fiscal- 10 anos
Documentos sobre recolhimento na fonte de Imposto de Renda -5 anos
Recibo de entrega de comunicação CD de dispensa - 5 anos
Guia de recolhimento da contribuição sindical- 5 anos
Lista de admitidos e desligados -3 anos
Toda documentação restante referente aos empregados, ressaltando-se que, no que se referir a empregados menores de idade, o prazo contará a partir da data em que completarem 18 anos, até dois anos após a rescisão -5 anos
Marketing e propaganda@propa
mergulho teatral-oficina de teatro@mer
adm -escolar e educação infantil @infa inefj
Número de Faltas Injustificadas
dias corridos de férias
0 a 5 30
6 a 14 24
15 a 23 18
24 a 32 12
de32 0
Faltas Abonadas
dois dias consecutivos por falecimento do cônjuge filhos- pai- mãe- irmão ou pessoa dependente desde que conste na carteira de trabalho.
Três dias casamento
5 dias nascimento de filho -pai
dois dias alistamento eleitoral
um dia doação de sangue
saída do trabalho para atender a justiça do trabalho como jurado, durante o tempo de serviço do Júri.
por greve declarada ilegal
por serviço militar
Atraso por acidente de trânsito desde que comprovada pela transportadora
organograma
diretor
prestadora de serviço contador
vice
linha contínua dentro da empresa
linha pontilhada fora
06/11/2002
Empregabilidade
“Você tem que vender você”.
Para levar seu negócio para sempre sua cabeça tem que evoluir.
Ganha na qualidade e não em mercadoria de alto preço onde só vende 1.
Exemplo loja R$ 1,99.
Clareza, ordem e ênfase. Ao se comunicar e saber ouvir.
Senso psicológico - quando eu posso falar
Empresa comercial, produção ou prestação de serviço.
07/11/2002
página 17 exercício resumo
* trabalhei em fábrica que me possibilitou em trabalhar em algo desconhecido onde pude me adaptar. Montagem de festa que continuou um pouco desse trabalho em cesta de café da manhã.Consultório dentário e Comércio.
Nunca faça de sua vida um rascunho. Pois você não terá tempo de passá-la a
INPI - autoria - registrar
11/11/02
Pequenas empresas bom será empregar a família pelo incentivo.
Amigo é aquele que busca o sucesso como você, são poucos!
Funções Administrativa do Departamento Pessoal (Pensar e Planejar)
1- Prever - É perscrutar o futuro é traçar o programa de ação.
2- Organizar - É construir o duplo organismo, material e social da empresa.
3- Comandar - É fazer funcionar o pessoal.
4- Coordenar - É Ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços.
5- Controlar - É cuidar de molde a que tudo saia de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
O Tempo não pára. Administração do tempo, rende "dinheiro e qualidade de vida".
1º - Tente listar onde você desperdiça mais tempo.
2º - Determine prioridade e tempo.
3º - Tenha um plano de ação pessoal.
4º - Faça uma triagem dois telefonemas que vai fazer.
5º - Tente não adiar as tarefas entediantes.
6º - Delegue com clareza e precisão.
7º - Evite espírito de papel sobre a mesa.
8º -Aprenda a dizer não.
9º - Evite reunião improdutivas e desnecessária.
10º- Trabalho em equipe para utilizar o tempo sem perder a individualidade.
11º- Evite assumir tarefas que não são suas.
12 º - Autodisciplina é fundamental.
12 / 11 / 2002
lucro tipo
Pessoa física empresas produção 1
pessoa jurídica Distribuição 2
prestação de serviço 3
1- Transforma matéria-prima( indústria - paga ) IPI - Federal Imposto de produto industrializado.
Não tem valor fixo - cada produto tem seu valor.
2- Comerciais paga ICMS Estadual - Imposto de circulação de mercadorias e serviços 18%.
3 - paga ISS Municipal.
imposto sobre serviços 5%
Impostos Federais
IPI - Imposto de produto industrializado
IR - Imposto de renda
*exportação e importação é a função do governo de importação e exportação dar a taxa (valor- alíquota).
Impostos Estaduais
ICMS
Firma individual se for à falência - pega seus bens pessoais.
Firma Ltda sócio cota 10.000.00 5.000.00
Caso Fale você só paga a quantidade que te cabe.
Firma S/A mais de dois acionistas tem que ter grande capital (vende até 49).
Prolobores o que você tira por mês.
13 /11/02
Documentos Para Registro
CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL
TÍTULO ELEITOR
CPF (CADASTRO PESSOAS FÍSICAS)
FOTOGRAFIAS
Cédula IDENTIDADE
CERTIFICADO RESERVISTA
EXAME MÉDICO
CERTIFICADO DE CASAMENTO
CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE FILHOS ATÉ 14 ANOS OU INVÁLIDOS DE QUALQUER IDADE( SALÁRIO-FAMÍLIA )
CARTÃO DA CRIANÇA (FILHO ATÉ 5 ANOS)
CARTÃO PIS OU PASEP PIS E PASEP
Preparar-se para uma entrevista
A primeira impressão é que fica. (pontualidade é fundamental).Conheça a empresa. Prepare o seu espírito (tranquilidade). Currículo . Conheça as perguntas mais comuns.Manter-se calmo.
Durante a entrevista
Não critica a empresa anterior.
Não fume.
Evite falar de seus problemas pessoais.
Sente-se compostura.
Olhe o entrevistador nos seus olhos.
Responda as perguntas com clareza.
Enfatize as conquistas disfarça as derrotas.
seja Honesto.
Traços de personalidade desenvolvidas e adequadas para exercer a profissão
ambição - entusiasmo- iniciativa- jovialidade - tato - honestidade- persistência imaginação - cordialidade
Características básicas inerentes à função do profissional em marketing
1 Boa apresentação (incluir Boa Saúde)
2 Saber falar (clareza- ordem - ênfase)
3 Saber ouvir (postura física e mental)
4 Senso econômico
5 Senso psicológico
6 Avaliação criteriosa de tudo
7 Atividade (racionalização do trabalho)
8 Conhecimento do produto ou serviço
Documentos comerciais é tudo aquilo que vai usar.
Título de crédito é tudo que faz dinheiro (duplicata- cheque- letra de câmbio- promissória...)
Empresa (carta memorando fatura e telegrama)
14/11/ 02 página 26 até 68
Prazo de arquivamento de documentos
Referentes ao FGTS - folha de pagamento -depósito ou recibo, RE e GR - 30 anos.
Documentos de débito levantado pela fiscalização, através do NFLD -10 anos
Referente ao PIS/ PASEP, comprovante de cadastro, Rais, comprovante de recolhimento - 10 anos
Guias de recolhimentos (GR) e toda documentação previdenciária, quando não tiver havido levantamento fiscal -10 anos
Guia de recolhimento de levantamento fiscal- 10 anos
Documentos sobre recolhimento na fonte de Imposto de Renda -5 anos
Recibo de entrega de comunicação CD de dispensa - 5 anos
Guia de recolhimento da contribuição sindical- 5 anos
Lista de admitidos e desligados -3 anos
Toda documentação restante referente aos empregados, ressaltando-se que, no que se referir a empregados menores de idade, o prazo contará a partir da data em que completarem 18 anos, até dois anos após a rescisão -5 anos
Marketing e propaganda@propa
mergulho teatral-oficina de teatro@mer
adm -escolar e educação infantil @infa inefj
Número de Faltas Injustificadas
dias corridos de férias
0 a 5 30
6 a 14 24
15 a 23 18
24 a 32 12
de32 0
Faltas Abonadas
dois dias consecutivos por falecimento do cônjuge filhos- pai- mãe- irmão ou pessoa dependente desde que conste na carteira de trabalho.
Três dias casamento
5 dias nascimento de filho -pai
dois dias alistamento eleitoral
um dia doação de sangue
saída do trabalho para atender a justiça do trabalho como jurado, durante o tempo de serviço do Júri.
por greve declarada ilegal
por serviço militar
Atraso por acidente de trânsito desde que comprovada pela transportadora
organograma
diretor
prestadora de serviço contador
vice
linha contínua dentro da empresa
linha pontilhada fora
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Faculdade Paraíso - 2015Tecnólogo em Logística
Disciplina: Recursos Humanos
Professora: Verônica Masagão
Aluna: Dilma Figueiredo Pereira Barcellos
QVT- QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Somos seres humanos e temos a necessidade de ser feliz, de trabalhar naquilo que nos dá prazer, e ser bem-sucedido, valorizado, reconhecido...
INTRODUÇÃO
Na evolução do conceito de QVT, entre os anos 59 a 72, era visto como uma variável de reação do individuo. Em 74 uma abordagem tanto para o empregado quanto para a direção. Já nos anos 80, com o movimento de participação e democracia industrial.
“A QVT tem o objetivo de assimilar duas posições antagônicas: de um lado, a reivindicação dos empregados quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho, do outro, o interesse das organizações quanto a seus efeitos sobre a produção e a produtividade”
Chiavenato
Palavra - chave: Qualidade de vida no trabalho.
DESENVOLVIMENTO
Esse termo, Qualidade de Vida no Trabalho – QVT, veio por Louis Davis há 45 anos, tendo como um dos conceitos a preocupação do bem-estar do trabalhador para cumprir com suas tarefas numa organização, envolvendo assim os aspectos físicos, ambientais, psicológicos, tanto para o trabalhador, quanto para a organização que também deve estar preocupada em exigir a produtividade e a qualidade dos serviços prestados por seus funcionários, mas para isso devem respeitar o trabalhador, para que esse possa sentir-se motivado, Maximiano (1995, p. 318), “motivação, é o conjunto de razões ou motivos que explicam, induzem, incentivam, estimulam ou provocam algum tipo de ação de comportamento”. Tendo assim uma maior participação e esforço do cumprimento de qualquer desempenho na suas tarefas. Tendo um ótimo resultado, segundo Davis e Newstron, “o resultado de um sistema eficaz de comportamento organizacional é a motivação, que quando combinada com as habilidades e capacidades do empregado, resulta na produtividade humana”.
Werther “os esforços para melhorar a QVT procuram tornar os cargos mais produtivos e satisfatórios, sendo a QVT afetada por muitos fatores: supervisão, condições de trabalho, pagamento, benefícios e projeto de cargo”.
As organizações têm o papel de cuidar das pessoas que nela trabalham assim como fazem com as pessoas fora da mesma. Esse funcionário interno deve ser colocado sempre em primeiro lugar, para que o mesmo faça com os clientes, fornecedores e todo esse público externo, um perfeito atendimento, tornado-se assim uma harmonia entre empresa e consumidores.
A qualidade de vida no trabalho envolve alguns fatores como:
- Sentir se satisfeito com o trabalho a qual executa;
- Sendo reconhecido pelo que faz;
- Com salários compatíveis ao desempenho do cargo;
- Benefícios extras;
- Liberdade ao participar de qualquer decisão da empresa;
Futuro crescimento na posição a qual ocupa, com oportunidade para colocar todo o seu potencial a serviço da empresa, deixando de lado a baixa produtividade por possíveis problemas pessoais, ou presença de risco de doenças crônicas afetando o seu comportamento, prejudicando a saúde e o bem-estar no seu trabalho. .
Se a empresa investir no seu ambiente de trabalho um programa de bem – estar que mostra como medida de prevenção o como cuidar da saúde, já vai evitar o absenteísmo, a má disposição em executar as tarefas que lhe são atribuídas. Acabando com qualquer preocupação que possa ter a gestão da empresa.
Em relação a condições ambientais de trabalho, são importantes a iluminação adequada à cada direção necessária, ruído permitido em decibéis (dc) e condições atmosféricas que não prejudique a saúde do trabalhador. Não se deve confundir segurança no trabalho com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA que é imposta pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
Robert Leverig com sua metodologia mostra que uma empresa é considerada em alta na QVT, quando se tem seus lideres com total credibilidade vista pelos seus liderados que sintam respeitados, valorizados, justiçados percebendo em seu olhar um grande brilho onde ao ter contado com essa empresa contagia essa convivência agradável entre os mesmo.
A empresa deve apresentar um perfil onde tem como foco ver a necessidade específica de seu funcionário com reconhecimento financeiro e vivendo ética e cidadania apostando em todo desenvolvimento do profissional preparando para o desempenho do cargo em harmonia tanto na vida pessoal e profissional.
Segundo Rodrigues, “quando o trabalho é compartilhado, os resultados aparecem mais facilmente, os erros podem ser minimizados, reduzidos e até mesmo eliminados”.
QVT é toda satisfação, toda capacidade de adaptar a qualquer melhoria ou mudanças em total inovação.
QVT é tornar amigável e agradável o ambiente de trabalho. Como é bom entrar numa loja ou empresa e sermos bem atendidos, isso só é possível quanto se tem funcionários que também esta num ambiente de trabalho que lhe proporciona prazer, refletindo em suas ações para seus clientes.
Segundo Werther “embora a qualidade de vida no trabalho seja importante, os especialistas de pessoal não podem deixar de levar em conta os desafios de cumprir os propósitos, objetivos e atividades atribuídas ao departamento de pessoas”.
Ficando a cargo da ARH a implantação da a atividade de tudo que envolve a contratação de novos funcionários até o bem-estar em todo período que necessita deste funcionário. Vendo como está a higiene do trabalho, sua segurança, e o que se pede a Organização Mundial de Saúde - OMS a importância da saúde física, mental e social do trabalhador, em saúde não só se tratando de ausência de doença ou enfermidade, sendo assim um diagnóstico e prevenção com programas de bem- estar fazendo informativos de como melhorar o hábito de vida, esclarecendo sobre assuntos de higiene e de saúde.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Antigamente não se questionava a forma de se trabalhar quanto ao horário e/ou a situação precária do ambiente. Hoje, já na administração, como os sindicatos tem interesse em questionar, essa QVT. Ainda hoje vemos reportagens na TV ou notícias em jornais ou revistas, sobre trabalhos em situação desumana com baixa qualidade de vida no trabalho onde pessoas por falta de opões ou qualificações aceitam trabalhar dessa forma, por falta de instrução sobre seus direitos e deveres.
É de tamanha importância quando for procurar um emprego ver se ele realmente vai te dar condições de conforto, visto que varia de cada pessoa, independente do seu padrão de vida, evitando futuros desconforto.
REFERÊNCIAS:
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Segunda Edição. Totalmente revista e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. O Capital Humano das Organizações. Oitava edição São Paulo: Atlas, 2004.
MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Teoria geral de administração: da escola cientifica à competitividade na economia globalizada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/qualidade-de-vida-no-trabalho-fator-decisivo-no-desempenho-organizacional/26723/
__________________________________________
RESENHA DO LIVRO
QUAL É A TUA OBRA?
“ Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética"
Mario Sergio Cortella
Descrição do Assunto
O livro trata da reflexão de como realizar um bom trabalho, reconhecendo que não sabemos o suficientemente e devemos ter a humildade de aceitar que precisamos uns dos outros.
Apresenta trechos do livro do Gênesis, onde fala de Adão e Eva no Paraíso e a origem do trabalho. Na página 15, Cortella menciona que agregamos duas horas antes de trabalhar, como se já estivéssemos no trabalho, onde a própria legislação trabalhista já considera, este tempo, como parte de trabalho, tanto na ida quanto o retorno para casa.
Apreciação
Analisando o capítulo inicial e o seguinte, percebemos que o autor é envolvente, passando o que sabe, de forma muito fácil de entender, mesmo para quem nunca ouviu ou leu sobre assunto de Gestão, Liderança e Ética, instigando a sairmos de nossa zona de conforto e irmos a busca de nossa obra e nos colocar no lugar do outro, vendo como se sente ou age.
Apresenta o trabalho como algo bom, que se constrói e não como castigo, chegando a compará-lo com um bombeiro, que trabalha por que gosta e coloca sentido no que faz. Creio que de forma pejorativa fala que somos uma espécie que vive num ‘planetinha’, num dos universos possíveis e que vai desaparecer.
Fala de nossos comportamentos em relação ao pensamento de trabalho, onde muitas vezes carregamos um questionamento em relação de quem é o senhor e o servo. Estar insatisfeito deve ser motivo de luta, onde complementa com o caminho que os líderes devem seguir ao propor mudança, em relação ao trabalho - "Síndrome de Rocky Balboa” - não é necessário apanhar várias vezes para então ganhar a luta. Prepare-se antes. Essa preparação leva tempo é uma luta individual é aí que nossos ramos começam a crescer como vemos na capa do livro.
E o “Q” da pergunta, pode ser considerado: Como separar o pessoal do profissional?
Parte da reflexão, que não sabemos o suficiente e devemos estar sempre em formação continuada, em sintonia com o próximo, respeitando a atividade que o outro faz e se integrando.
"Você sabe com quem está falando?” Eu respondo: “Você tem tempo”. "Você tem cansaço quando uma atividade lhe exige bastante, mas é prazerosa.
“O estresse se instala quando aquilo que você faz lhe exige bastante, mas você não vê a razão de fazê-lo.”
Sabendo a diferença entre cansaço e estresse; medos e inseguranças; flexibilidade e rigidez para tomar a melhor decisão e realizar-se profissionalmente.
Conhecer a importância das nossas experiências e que fazemos parte de uma única espécie: Humana!
A parte final do livro fala sobre ética, sobre nosso modo de falar e agir. Erroneamente, quando subornando algo ou alguém, para proveito próprio, pois um grande líder, como já diz a própria palavra, lidera seus subordinados e não manda...
Ampliando a pesquisa sobre o tema, uma das palestras via internet, o autor deixa clara a forma simples de ensino ao comparar os meses do ano, com a ordem numérica mostrando que apesar de começarmos o ano no mês de janeiro, ficou marcado ao longo da história, mesmo com a mudança do calendário, que sete=setembro, nove=novembro e dez=dezembro. E fala que na verdade, começamos o ano em março, o que na conta representaria o que foi falado.
Conclusão
Mudar é difícil, mas é preciso. Saber liderar deixando de mandar, faz parte de uma ética correta que leva-nos a construir nossa obra, exercendo uma função da qual gostaríamos, tendo a maturidade de saber o que tenho feito com minha vida e o que é essencial e fundamental.
“Quando duas pessoas vêm andando na estrada, cada uma carregando um pão, e trocam os pães quando se encontram, cada uma vai embora com um pão. Mas, quando duas pessoas vêm andando na estrada, cada uma com uma ideia, e ao se cruzarem trocam as ideias, cada uma vai embora com duas ideias.” (ditado chinês)
Quando reconhecemos que não sabemos fazer ou realizar determinada tarefa, estamos exercitando “um sinal de absoluta inteligência” abrindo a possibilidade de crescimento.
Necessitamos repartir, para que no futuro todos possam ter pão, conhecimento e Educação.
______________________________________________________________________
Análise do Texto
O Sofrimento no Trabalho Docente:O caso das Professoras da Rede Pública de Montes Claros, Minas Gerais.
Autor(es):NORONHA, Maria Márcia B.│ ASSUNÇÃO, Ada A. │ OLIVEIRA, Dalila A.
Palavras-Chaves: Trabalho/ Docente/ Indisciplina/ Absenteísmo/ Burnout
Descrição
Relações do docente com as condições para o ensino-aprendizagem para o discente, considerando a orientação Política Educacional, como norte a ser estruturado. Tendo a desvalorização da formação do profissional e as precariedades no trabalho, tornando-se por retirar a autonomia do professor em sala de aula.
Apreciação Crítica
As condições do trabalho docente parte da analise das experiências das professoras que vivenciaram na rede pública, no estado de Minas Gerais.
Algumas citações apontam as Instalações precárias, falta de cadeiras, falta de espaço, lotação em sala de aula, o barulho e fatores externos que acabam atrapalhando a aula ocasionando assim uma baixa qualidade do ensino e pouco desempenho dos alunos. Onde o professor vê cair sobre si, toda responsabilidade, com um mix de tarefas. Ocasionando em muitos um distúrbio psíquico, exaustivo, de caráter físico e mental, onde podemos ver em (Carlotto e Palazzo, 2006).
Professores qualificados exercem a mesma atividade que é ensinar, independente da categoria doc. I ou II. Se fossem bem remunerados, sem que precisassem desdobrar em vários colégios e tivessem uma equiparação salarial, seria um bom motivo para acabar com o déficit do mesmo, mas para isso tem que haver uma valorização, uma modificação no processo educativo e uma adaptação do processo de trabalho de todo o sistema. Não basta apenas trabalhar só por amor, com cuidados dado pela característica do ser feminino ou em “O trabalho do docente durante anos manteve-se invisível, por vezes escondido atrás da ideia da profissão como sacerdócio (Oliveira, 2003)”. Mas que seja avaliado pelo prazer de ver seus alunos progredindo.
Chega de pensar que a falta de limites dos nossos alunos e porque nós professores não temos domínio de turma!
Conforme (Dejours, 1993) elaborar metas para um diálogo entre o individuo e a organização, evitando assim todo sofrimento.
Paralelo com a realidade da disciplina
A Gestão de Pessoa, junto com a gestão escolar e os docentes, buscam planejar para diminuir erros na organização escolar, articulando recursos, pois se percebe que o professor trabalha fora da escola como correção de provas e preenchimento de documentos burocráticos, faz capacitações para melhorar a qualidade da aula, entendendo sua relação com a escola e família, onde fica a cargo da RH verificar hora/aula permitido pelo regime contratual. Evitando assim a sobrecarga do professor acarretado danos a sua saúde levado ao absenteísmo no trabalho que é investigado junto com o gestor escolar.
__________________________
Análise do Texto
Bem-estar no Trabalho:
Relações com Estilos de Liderança e Suporte para Ascensão, Promoção e Salários
Autor(es):Liliane Lima Sant’anna│ Tatiane Paschoal│ Eliana Elisabete Moreira Gosendo
Palavras-Chaves: Realização pessoal e profissional/ Liderança/ Ascensão no trabalho
Descrição
Análise de duas organizações semelhantes do setor de vendas e distribuição de bebidas, no Distrito Federal.
Pesquisa sobre o bem estar do trabalhador, qual o estilo de líder e o modo de se relacionar.
Apreciação Crítica
Com o bom relacionamento trabalha-se mais empenhado, com satisfação, por sua vez a valorização causa bem-estar considerado de duas maneiras:
O de realização pessoal, (emocional-afetividade) e o profissional (competitividade positiva). O bem estar no trabalho só acontece quando afeto com experiência positiva vem da organização para o funcionário que sente auto-realizado.
Quanto ao estilo dos líderes eram autocratas, dando ordem, que vinham de seus superiores.
Conforme (Dorfman, 1996) “a liderança não ocorre no isolamento, ou seja, não há líderes sem seguidores”
Para autores do campo do comportamento organizacional, liderança e gerência não são exatamente fenômenos idênticos (Robbins, 2005; Schermerhorn, Hunt, Osborn, & Uhl-Bien, 2010).
De acordo com o comportamento do líder a reação do seu grupo pode ser afetada de forma positiva ou não para o crescimento da organização.
Paralelo com a realidade da disciplina
A gestão de pessoa fez contato telefônico e agendamento em cada organização para que se possa verificar o comportamento dos lideres e seus subordinados para que crie condições de adaptar no seu trabalho. Cabe a RH propiciar um ambiente onde possa ter esse bem estar no trabalho como foi conceituado a (emoções e humores) e de uma dimensão cognitiva (realização pessoal no trabalho).
_________________________________
Análise do Texto
A relação entre qualificação profissional e a reinserção produtiva:
O caso dos bancários do Banestado.
Autor(es): Zinara Marcet Andrade Nascimento
Palavras-Chaves: Qualificação Profissional/ Reinserção Produtiva/ Resiliência
Descrição
Ex-funcionários do Banestado que aderiram aos Programas de Demissão Voluntária (PDV) dos anos de 1997, 1998 e 1999.
Uma questão de superação!
Apreciação Crítica
Buscar lucro e produtividade, para um processo de reestruturação e valorização do capital que trouxe consequências sociais negativas para os trabalhadores bancários onde tiveram que exercer novas atividades profissionais não tendo mais as mesmas condições de trabalho e salariais diminuindo assim sua estabilidade social.
Visto que muitos não conseguiram se estabilizar, apesar de toda capacitação que tiveram.
Paralelo com a realidade da disciplina
- Parte burocrática do Departamento de Pessoal:
- Ver a vantagem que multiplicava o salário;
- Forma de indenização paga pelo governo;
- Tempo de serviço;
- Enxugamento do quadro de funcionários.
Sugestão para citar esse artigo:
BARCELLOS, Dilma F. P. Nome do Post. Disponível em www.tiadilma.blogspot.com Acesso em dd/mm/aaaa
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