domingo, 30 de dezembro de 2012

Entre em contato, volte sempre!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

História da África




O dia 20 de novembro relembra a morte de Zumbi dos Palmares, que aconteceu em 1695
O dia 20 de novembro no Brasil representa um importante momento da história para grande parte da população, que é representada por negros e pardos. A data lembra a morte do líder Zumbi dos Palmares, que lutou pela libertação dos negros escravizados durante o período colonial no País.

O Brasil tem aproximadamente 1.209 comunidades quilombolas em 143 áreas já tituladas, segundo levantamento da Fundação Cultural Palmares, órgão do Ministério da Cultura. Elas estão em todos os estados, exceto no Acre, Roraima e Distrito Federal. As maiores populações de quilombolas estão na Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Pará.

A adesão ao feriado ou instituição de ponto facultativo é decisão legal de cada estado ou município. Mais de 700 cidades já adotaram o feriado, quando é comemorado o Dia da Consciência Negra.
A data é considerada como uma ação afirmativa de promoção da igualdade racial e uma referência para a população afrodescendente dedicada à reflexão sobre as consequências do racismo e sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Caso seja sancionado pela Presidência da República o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, será o primeiro feriado do País originário da mobilização do movimento negro e o nono feriado nacional, juntamente com as seguintes datas: 1º de janeiro (Confraternização Universal), 21 de abril (Tiradentes), 1º de maio (Dia do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal).

Zumbi

O dia 20 de novembro relembra a morte de Zumbi dos Palmares, que aconteceu em 1695. Zumbi foi um dos principais líderes do Quilombo do Palmares, em Alagoas, uma das áreas usadas pelos escravos quando fugiam do domínio dos senhores de engenho.

As primeiras referências à Palmares são de 1580, na região da Serra da Barriga, onde fica hoje o Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Há estimativas de que o quilombo resistiu a mais de 100 anos.

O líder do Quilombo dos Palmares, no final do século XV, era Ganga Zumba, tio de Zumbi. Em 1678, o governador da Capitania de Pernambuco ofereceu um acordo de paz a Ganga Zumba, que aceitou, mas nem todos concordaram. Aconteceu, então, uma rebelião, liderada por Zumbi, que governou o grupo por 15 anos. Foram necessárias 18 expedições do governo português, liderados por bandeirantes, para erradicar Palmares.
Zumbi adotou uma estratégia de defesa baseada em táticas de guerrilha. Os bandeirantes descobriram, por meio de um delator, o esconderijo do líder. E em 20 de novembro de 1695, eles mataram Zumbi em uma emboscada. Sem outra liderança, Palmares sobreviveu até 1710, quando se desfez. Desde 1995, Zumbi faz parte do panteão de Herois da Pátria.

Os quilombolas, nome dado atualmente aos descendentes dos moradores dos antigos quilombos, são reconhecidos e suas áreas são demarcadas. Assim, ajudam manter a tradição e a cultura negra.

Quilombolas

Os quilombolas são os descendentes dos habitantes dos quilombos. Em sua maioria, formada por escravos negros que fugiram do cativeiro na época da escravidão no Brasil. Eles escapavam dos engenhos de cana-de-açúcar ou fazendas de café e se refugiavam nos quilombos, locais de resistência e proteção.

Dica:


O Continente Africano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
LOCALIZAÇÃO DO CONTINENTE AFRICANO

Com uma área territorial de pouco mais de 30 milhões de quilômetros quadrados, o continente africano é o terceiro em extensão. Cortam a África, três dos grandes paralelos terrestres: Equador, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio, além do Meridiano de Greenwich. Há cinco diferentes fusos horários. O continente tem o formato aproximado de um crânio humano visto de lado com o nariz - a península da Somália - apontado para leste. A África apresenta litoral pouco recortado e é banhada, a oeste, pelo oceano Atlântico; a leste, pelo oceano Índico; ao norte, pelo mar Mediterrâneo; e a nordeste, pelo mar Vermelho. Dentre os acidentes geográficos litorâneos, merecem destaque o golfo da Guiné no Atlântico Sul; e o estreito de Gibraltar, entre o Oceano Atlântico e o mar Mediterrâneo, junto da península Ibérica, na Europa. Há ainda no leste do continente, a península da Somália, chamada também de Chifre da África, e o golfo de Áden, formado por águas do oceano Índico e limitado pela península Arábica, que pertence à Ásia. Ao sul, encontra-se o cabo da Boa Esperança. A África não possui muitas ilhas ao seu redor. No Atlântico, localizam-se algumas, formadas por picos submarinos, como as Ilhas Canárias, bem como os arquipélagos de São Tomé e Príncipe e de Cabo Verde. No Oceano Índico encontram-se uma grande ilha — a de Madagáscar — e outras de extensão reduzida, entre as quais Comores, Maurício e Seychelles.

FAUNA AFRICANA


A zona etíope protege uma grande variedade de animais e pássaros. Nas regiões arborizadas e ervosas

vivem de numerosas espécies de antílopes e daims, as as zebras, o girafes, os os búfalos, os elefantes

da África, os rinocerontes e diferentes macacos. O gorille, mais o grande macaco do mundo,

está via de desaparecimento. Végétarien, habita as florestas de montanha da África équatoriale

(Ruanda, República democrática do Congo). Encontra-se lémuriens à Madagáscar. Entre os carnívoros

figuram o leão, o leopardo, guépard, hyène, chacal e o mangouste.A maior parte dos pássaros pertence

Velho ao Mundo e alguns são migratório: deixam a Europa o inverno para vir hibernar nos deltas e os

pântanos da África (Senegal, Okavango, Sul-Sudão).


galinha-do-mato é um dos pássaros mais caçados. Existe um grande número de pássaros a

quáticos, nomeadamente pélicans, o hérons goliath, os flamingos, cigognes e as escovadelas.


PALAVRAS DO NOSSO VOCABULÁRIO QUE SÃO DE ORIGEM AFRICANA

Os povos bantos, que habitavam o litoral da África, falavam diversas línguas (como o quicongo, o quimbundo e o umbundo). Muitos vocábulos que nós usamos freqüentemente vieram desses idiomas. Quer exemplos? "Bagunça", "curinga", "moleque", "dengo", "gangorra", "cachimbo", "fubá", "macaco", "quitanda"...
Outros vocábulos também vieram de diferentes povos africanos, os jejes e os nagôs (que falavam línguas como o fon e o ioruba). Palavras como "acarajé", "gogó", "jabá" e muitas outras passaram a fazer parte do nosso vocabulário, foram incorporados à nossa cultura. Em geral, trata-se de nomes ligados à religião, à família, a brincadeiras, à música e à vida cotidiana.Quer um exemplo bem trivial? "Bunda". Essa palavra também é africana, pode ter certeza. Se não fosse por ela, teríamos que dizer "nádegas", que é efetivamente o termo português para essa parte do corpo humano. Da mesma maneira, em vez de "cochilar", teríamos que dizer "dormitar". Em vez de "caçula", usaríamos uma palavra bem mais complicada: "benjamim". Empolado, não é? Dizem que a língua banta tem uma estrutura parecida com o português, devido ao uso de muitas vogais e sílabas nasais ou abertas. Deve ser verdade, observe os sons da palavra "moleque" e de "gangorra". Parece também que o jeito malemolente (isto é, devagar e cheio de ginga) de falar facilitou a integração entre o banto e o português. A verdade é que hoje a gente usa tantas palavras africanas que nem repara em sua origem. Quer ver? O que seria do Brasil sem o "samba"? E tem mais: "cachaça", "dendê", "fuxico", "berimbau", "quitute", cuíca", "cangaço", "quiabo", "senzala", "corcunda", "batucada", "zabumba","bafafá" e "axé". Para quem não sabe, "bafafá" significa confusão. E "axé" é uma saudação com votos de paz e felicidade.

Etnias

A maior parte da população africana é constituída por diferentes povos negros, mas há expressiva quantidade de brancos, que vivem principalmente na porção setentrional do continente, ao norte do Deserto do Saara, por isso mesmo denominada "África Branca". São principalmente árabes e berberes, mas incluem também os tuaregues; aparecem ainda, embora em menor quantidade, judeus e descendentes de europeus. Ao sul do Saara temos a chamada "África Negra", povoada por grande variedade de grupos negróides que se diferenciam entre si por diferenças culturais, como as religiões que professam e a grande diversidade de línguas que falam.
Os grupos mais importantes são:

bantos: são numericamente superiores aos demais grupos. Habitam a metade sul do continente e têm como atividades principais a criação de gado e a caça. Constituíram o segundo maior contingente de africanos trazidos ao Brasil.

nilóticos: são encontrados na região do Alto Nilo e caracterizam-se pela estatura elevada. pigmeus: de pequena estatura, vivem principalmente na selva do Congo e em seus arredores, onde sua subsistência na caça e na coleta de raízes.

bosquímanos ou khoisan: habitam a região do deserto de Calaari, sendo atualmente pouco numerosos; distinguem-se como grandes caçadores de antílopes e avestruzes.

Além dos negros, encontramos na África os malgaxes, povo de origem malaia que habita a ilha de Madagáscar, os indianos trazidos pelos colonizadores ingleses e portugueses para a África Oriental, além de um pequeno número de imigrantes chineses e de origem europeia.

PAISES QUE COMPÕEM O CONTINENTE AFRICANO

A África costuma ser regionalizada de duas formas, a primeira forma, que valoriza a localização dos países e os dividem em cinco grupos, que são a África setentrional, a África Ocidental, a África central, a África Oriental e a África meridional. A segunda regionalização desse continente, que vem sendo muito utilizada, usa critérios étnicos e culturais (religião e etnias predominantes em cada região), é dividida em dois grandes grupos, a África Branca ou setentrional formado pelos oito países da África do norte, mais a Mauritâniae o Saara Ocidental, e a África Negraou subsaariana formada pelos outros 44 países do continente.




sábado, 13 de outubro de 2012

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

domingo, 12 de agosto de 2012

O sistema circulatório humano.

O sistema circulatório é o sistema pelo qual são transportados nutrientes (como aminoácidos, eletrólitos e linfa), gases, hormônios, hemácias etc. para as células do organismo e também a partir delas, a fim de defender o corpo contra doenças, regular a temperatura corporal, estabilizar o pH e manter a homeostase. Faz a comunicação entre os diversos tecidos do corpo.
Este sistema pode ser visto, estritamente, como uma rede de distribuição do sangue, mas alguns consideram que o sistema circulatório é composto pelo sistema cardiovascular, que transporta o sangue, e pelo sistema linfático, que distribui a linfa. Enquanto humanos, assim como outros vertebrados, apresentam sistemas cardiovasculares fechados (o que significa que o sangue nunca deixa a rede de artérias, veias e capilares, em situações fisiológicas), alguns grupos de invertebrados têm um sistema cardiovascular aberto. No filo animal mais primitivo o sistema cardiovascular é ausente. O sistema linfático, por outro lado, é um sistema aberto.
Dois tipos de fluidos se movem através do sistema cardiovascular: sangue e linfa. O sangue, o coração e os vasos sanguíneos formam o sistema cardiovascular. A linfa, os linfonodos e os vasos linfáticos formam o sistema linfático. O sistema cardiovascular e o sistema linfático, coletivamente, dão origem ao sistema circulatório.
Funções
O sistema circulatório é responsável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de dióxido de carbono para sua eliminação nos pulmões, coleta de excretas metabólicos e celulares, entrega desses rejeitos nos órgãos excretores, como os rins. Além disso, apresenta importante papel no sistema imunológico de defesa contra infecções, na termorregulação (acima da temperatura normal, efetua a vasodilatação dos vasos periféricos e, abaixo dela, produz vasoconstrição periférica). O transporte de nutrientes desde os locais de absorção até as células dos diferentes órgãos também é realizado por este sistema. De modo geral, o sistema circulatório mantém as células em condições adequadas para que consigam sobreviver e desempenhar suas funções individuais da melhor maneira, portanto permite a manutenção da homeostase.


Sistema circulatório no ser humano

É  composto pelo sangue, condutores (veias e artérias) e coração. O coração é o órgão que bombeia o sangue.
O sistema vascular é composto pelos vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. As artérias são os vasos pelos quais o sangue sai do coração. Como a pressão do sangue no lado arterial é maior, comparando com as veias, resultando ser a parede das artérias mais espessa. As veias são os vasos que trazem o sangue para o coração; dentro delas há válvulas que, caso o sangue comece a fluir na direção contrária do coração, fecham-se impedindo o refluxo do sangue. Os capilares são vasos microscópicos, com apenas uma camada de células e uma camada basal e que são responsáveis pelas trocas de gases e nutrientes entre o sangue e o meio interno.
O sangue segue um caminho contínuo, passando duas vezes pelo coração antes de fazer um ciclo completo. Pode-se dividir, desta maneira, o sistema circulatório em dois segmentos: a circulação pulmonar e a circulação sistêmica.

A circulação pulmonar ou pequena circulação inicia-se no tronco da artéria pulmonar (que sai do ventrículo direito), seguindo pelos ramos das artérias pulmonares, arteríolas pulmonares, capilares pulmonares (que envoltam os alvéolos, possibilitando a hematose - troca de gases). Até aqui o sangue é venoso - rico em gás carbônico. A partir daqui o sangue é arterial - rico em oxigênio. Segue: vênulas pulmonares e veias pulmonares que desaguam no átrio esquerdo do coração.
A circulação sistêmica é a parte do sistema cardiovascular que transporta sangue oxigenado do coração para o resto do corpo, e retorna sangue pobre em oxigênio de volta para o coração. A circulação sistêmica é, em termos de distância, muito mais longa do que a circulação pulmonar, transportando sangue para todas as partes do corpo.

O coração bombeia o sangue oxigenado para o corpo e o sangue desoxigenado para os pulmões. No coração humano existe um aurícula e um ventrículo para cada circulação, e com ambos uma circulação sistêmica e pulmonar, havendo quatro câmaras no total: átrio esquerdo, ventrículo esquerdo, átrio direito e ventrículo direito. O átrio direito é a câmara superior do lado direito do coração. O sangue que retorna ao átrio direito é venoso (pobre em oxigênio) e passa para o ventrículo direito para ser bombeado pela artéria pulmonar para os pulmões para re-oxigenação e  de dióxido de carbono. O átrio esquerdo recebe sangue recém-oxigenado dos pulmões bem como da veia pulmonar, que é passado para o ventrículo esquerdo forte para ser bombeado através da aorta para os diferentes órgãos do corpo.

Fonte de pesquisa: pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_circulat%C3%B3rio
Fonte da imagem 1: www.webquestfacil.com.br/webquest.php?wq=2939
Fonte da imagem 2: wwwaprendamosdelaciencia.blogspot.com.br/2011/05/los-nutrientes-se-transportan.htmlremoção

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Mensagem para reunião de pais e alunos

Regra 1: A vida não é fácil. Acostume-se com isso.
Regra 2: O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa de útil por ele (o mundo) antes de aceitá-lo.
Regra 3: Você não vai ganhar vinte mil dólares por mês assim que sair da faculdade. Você não será vice-presidente de uma grande empresa, com um carrão e um telefone à sua disposição, antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e ter seu próprio telefone.
Regra 4: Se você acha que seu pai ou seu professor são rudes, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.
Regra 5: Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seu avós tinham uma palavra diferente para isso. Eles chamavam isso de “oportunidade”.
Regra 6: Se você fracassar não ache que a culpa é de seus pais. Não lamente seus erros, aprenda com eles.
Regra 7: Antes de você nascer seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por terem de pagar suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos”. Então, antes de tentar salvar o planeta para a próxima geração, querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente arrumar o seu próprio quarto.
Regra 8: Sua escola pode ter criado trabalhos em grupo, para melhorar suas notas e eliminar a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar para ficar de DP até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola está despedido… RUA! Faça certo da primeira vez.
Regra 9: A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre férias de verão e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
Regra 10: Televisão não é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.
Regra 11: Seja legal com os CDF´s – aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas. Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles.”

Bill Gates

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Problema


 Fonte: professorajanainaspolidorio.files.wordpress.com

Objetivo: desenvolver o raciocínio lógico e aprimorar a capacidade de resolver problemas diversos por meio da interpretação de informações contidas em textos, utilizando conhecimentos matemáticos prévios.



SITUAÇÕES- PROBLEMA


1) NA LANCHONETE, VOCÊ PODE ESCOLHER ENTRE 4 TIPOS DE PÃES PARA SEU SANDUÍCHE: PÃO DE FÔRMA, PÃO FRANCÊS, PÃO SÍRIO E PÃO PRETO. VOCÊ PODE ESCOLHER TAMBÉM 5 TIPOS DE RECHEIO: MORTADELA, QUEIJO, PRESUNTO, PEITO DE PERU OU PEITO DE FRANGO. DE QUANTAS MANEIRAS DIFERENTES VOCÊ PODE PEDIR SEU SANDUÍCHE COM APENAS UM RECHEIO?

RESOLUÇÃO:








RESPOSTA: ____________________________________________________

2) NUM CERTO DIA, ANTÔNIO, O TAXISTA, RODOU 76 QUILÔMETROS PELA MANHÃ E 85 QUILÔMETROS À TARDE. QUANTOS QUILÔMETROS, NO TOTAL, ANTÔNIO PERCORREU NESSE DIA?

RESOLUÇÃO:



 






RESPOSTA:____________________________________________________



3) UM FILHOTE DE COELHO SÓ ABRE OS OLHOS DEPOIS DE 11 DIAS DE NASCIDO. SE UM FILHOTE DE COELHO TEM 25 DIAS, HÁ QUANTOS DIAS ELE JÁ ABRIU OS OLHOS?

RESOLUÇÃO:










RESPOSTA:_____________________________________________________


 4) VOCÊ SABIA QUE UMA BOLA DE BASQUETE TEM, APROXIMADAMENTE, 600 GRAMAS E UMA DE VÔLEI TEM, APROXIMADAMENTE, 284 GRAMAS?

         QUANTOS GRAMAS A BOLA DE BASQUETE TEM A MAIS QUE A DE VÔLEI?

RESOLUÇÃO:











RESPOSTA: ____________________________________________________



5)RONALDO TEM 4 CAMISETAS E 3 BERMUDAS. DE QUANTAS MANEIRAS DIFERENTES RONALDO PODE SE VESTIR USANDO SEMPRE UMA BERMUDA E UMA CAMISETA?

RESOLUÇÃO:













RESPOSTA: ____________________________________________________



6) DONA JOSEFA VENDE BOLAS DE SORVETE EM SUA CASA. ELA OFERECE 6 SABORES AOS SEUS CLIENTES: CHOCOLATE, MORANGO, UVA, CREME, LIMÃO E FLOCOS. GERALMENTE SEUS CLIENTES PEDEM DUAS BOLAS. QUANTAS COMBINAÇÕES DE DUAS BOLAS É POSSÍVEL FAZER COM ESSES SABORES DE SORVETE?

RESOLUÇÃO:













RESPOSTA: __________________________________________________

6) OS CACHORROS VIVEM, EM MÉDIA, 12 ANOS. JÁ AS TARTARUGAS CHEGAM A VIVER 152 ANOS. QUANTOS ANOS UMA TARTARUGA PODE VIVER A MAIS QUE UM CACHORRO?

RESOLUÇÃO:



 









RESPOSTA:____________________________________________________



7) A ANTA, O MAIOR MAMÍFERO TERRESTRE DO BRASIL, CHEGA A TER ATÉ 2 METROS DE COMPRIMENTO E 1 METRO DE ALTURA. ELA PODE CHEGAR A TER 280 QUILOS.

    SE UMA ANTA JOVEM TEM 120 QUILOS, QUANTOS QUILOS AINDA FALTAM PARA ELA ATINGIR SEU “PESO” MÁXIMO?

RESOLUÇÃO:













RESPOSTA:_____________________________________________________



8) NO SÍTIO ARCO-ÍRIS HÁ 25 BOIS, 38 VACAS, 52 GALINHAS E 27 PATOS. RESPONDA:

  • QUANTOS MAMÍFEROS EXISTEM NO SÍTIO?  ___________
  • QUANTAS AVES? __________________
  • QUANTOS ANIMAIS EXISTEM NO TOTAL? __________

RESOLUÇÕES:

        







RESPOSTA: ____________________________________________________

domingo, 8 de julho de 2012

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A Arte Rupestre



É o nome dado as gravuras feitas em cavernas, paredes, tetos rochosos e também em superfícies rochosas ao ar livre. As pinturas rupestres mais antigas foram datadas do período Paleolítico Superior (40.000 a.C.), que foram gravadas em lugares bem protegidos pelas ações da natureza.
Existe uma grande e variada quantidade de representações diversos estilos e cores, dentre as mais conhecidas e estudadas, as de figuras zoomórficas (animais)que eles gostariam de capiturar, antropomórficas (pessoas) , 
antropo-zoomórficas (misto de pessoas com animais), fito-mórficas (vegetais) e ainda 
figuras geométricas e símbolos solares (alguns identificáveis) e outras de difícil e 
duvidosa interpretação, assemelhados por exemplo a espaçonaves e seres extraterrestres e também são encontrados tipos assemelhados a representações numéricas como dias 
da semana ou ciclos da natureza como as estações do ano. 
No Brasil são encontradas diversas manifestações de arte rupestre a mais de 12 mil anos. Os locais mais conhecidos ficam em Naspolini, no estado de Santa Catarina, na região Sul do país. Em Minas Gerais na região de Prata, próximo a Serra da Boa Vista, em Lagoa Santa, Varzelândia e Diamantina próximo à cachoeira da Sentinela. Destacam-se também a Toca da Esperança, região central da Bahia e Florianópolis, estado de Santa Catarina, no sul. No nordeste também foram encontradas pinturas no estado do Piauí, na Serra da Capivara. As cidades mais próximas dos sítios arqueológicos são Coronel José Dias e São Raimundo Nonato (30 km). Outros registros foram encontrados na fronteira com o Chile, no Lago dos Diamantes. Muitos registros estão em condições precárias. No estado do Rio Grande do Norte, diversos sítios também são encontrados, principalmente nas regiões do Seridó e na chapada do Apodi, tendo como o Lajedo de Soledade. No estado de Pernambuco encontram-se pinturas rupestres no município de Itapetim, nascente do rio Pajeú, nos Sítios Boa Vista e Riacho Salgado e no município de Afogados da Ingazeira, próximo 5 quilômetros do povoado de Queimada Grande e no município de Carnaíba, na Serra do Giz, próximo ao povoado da Serra Carapuça.
Segundo informação da FUMDHAM (Fundação Museu do Homem Americano), de São Raimundo Nonato, há 260 sítios arqueológicos com pinturas rupestres na área do Parque Nacional da Serra da Capivara, que foi criado em 1979.
Na parede das cavernas os artistas da "pré-história' traçavam com carvão os contornos de bisões ou mamutes. Para colorir,esfarelavam blocos de terra. Depois misturavam á esse pó sangue ou gordura de animais,espalhando essa mistura com bucha de peles ou folhas;ou o fixavam soprando através de tubos de ossos.
A importância histórica da arte rupestre não se deve apenas à possibilidade de 
interpretação das figuras existentes, mas muito mais do entendimento do contexto e 
da realidade da época, bem como dos motivos que levaram uma comunidade a usar boa 
parcela do seu tempo e esforços para a confecção das mesmas.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Homenagem para todas as Mães

Minha mãe Osair (+26/06/1938 - 23/06/2017) com todo meu carinho!&! Eu te Amo!

ORAÇÃO DO MENINO JESUS DE PRAGA

Revelada pela Virgem Maria ao Pe. Cirilo, Carmelita Descalço. 


Ó Menino Jesus, a Vós recorro e vos suplico pela intercessão de Vossa Santíssima Mãe, assisti-me nesta necessidade (pede-se a graça), porque creio firmemente que Vossa Divindade pode me socorrer. 
Espero com toda confiança obter Vossa santa graça. Amo-vos de todo meu coração e com todas as forças de minh'alma. 
Arrependo-me sinceramente de todos os meus pecados, e vos imploro, ó bom Jesus, que me fortaleceis para que eu possa ser vitorioso. 
Proponho-me a não vos ofender e me ofereço a Vós, dispondo-me a sofrer antes de fazer-vos sofrer. 
Doravante, quero servir-vos com toda fidelidade, e por Vosso amor, ó Menino Deus, amarei a meu próximo como a mim mesmo. 
Menino onipotente, Senhor Jesus, mais uma vez vos suplico que me atendeis nesta necessidade (apresenta-se o pedido). 
Concedei-me a graça de vos possuir eternamente, na companhia de Maria Santíssima e São José, para que possa vos adorar com todos os anjos na Corte Celestial. Amém.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Mulher

Mulher virtuosa,quem achara? O seu valor excede aos rubis Prov 31,10






sábado, 7 de janeiro de 2012

Atividade Infantil





Principais características dos líderes.

Pare de buscar a perfeição
Para tomar decisões com agilidade, é preciso saber “deixar pra lá”. Isso não significa ser relapso na gestão do negócio, mas sim priorizar a resolução dos problemas e parar de esperar pela perfeição. Pessoas que sabem decidir confiam que os possíveis ajustes necessários podem ser resolvidos no decorrer do tempo.

Seja independente
Quem precisa tomar decisões deve manter uma certa independência de pensamento. É importante consultar a opinião dos outros, mas nunca depender dela para tomar uma decisão.

Desligue o seu cérebro
As melhores ideias vêm quando a gente menos espera. Se está difícil tomar uma determinada decisão, pare de pensar no assunto por algum tempo. Se você tirar sua mente do problema por alguns momentos, a melhor saída pode surgir inesperadamente.


Não resolva um problema, decida

Uma decisão pode resolver um problema, mas nem todo problema pode ser resolvido com uma decisão. Decisões são baseadas mais em intuição do que em análise.


Reconheça seus erros

Tão importante quanto tomar a decisão certa é saber voltar atrás quando fez a escolha errada. Reconhecer os erros é tão importante para construir a sua credibilidade quanto tomar a decisão certa.

Fiz um curso sobre empreendedorismo no SEBRAE


1- Quais os hábitos que empreendedores devem adotar?

Uma das questões mais importantes na cabeça de um empreendedor é: o que só eu posso fazer? É preciso saber definir como aproveitar seu tempo e a sua atenção o melhor possível. Descubra o que realmente só você pode fazer e ponha outras pessoas para trabalhar no resto.

2- Qual é a melhor maneira para empreendedores aprenderem novas habilidades?
Nada melhor para aprender como se faz do que o exemplo. Use o networking para estabelecer contato regular com empreendedores de sucesso a fim de saber quais as melhores práticas de gestão e quais os hábitos dos maiores líderes.

3- Cite uma boa estratégia para fazer mudanças
Defina prioridades e não tente implementar muitas mudanças ao mesmo tempo. Escolha as que parecem mais importantes e que você pode fazer com maior facilidade. Aristóteles já disse: “Nós somos o que fazemos repetidamente.. A excelência não é um ato, mas sim um hábito.”


4- O que todo mundo precisa fazer para ser um bom líder?

Peça feedback para sua equipe, seus colegas e clientes. Depois, pense nas duas coisas que fariam a maior diferença na sua efetividade e faça um plano de como implementá-las.


Esse vídeo vi pela primeira vez  nas  formações Continuadas do PBA. 

Pude ter o prazer de fazer um curso sobre liderança com o Pe Cláudio e o Celso em (09/12/13 a 13/12/13) que me ajudou muito em como ser um líder em toda as áreas em que faço parte, família, comunidade, trabalho...
Dica:
Leia: O Monge e o executivo e Qual a tua obra?


Liderança de Thomas Jefferson 



Foi o terceiro presidente dos Estados Unidos e um dos principais autores da declaração de independência do país. 





Lições de liderança 


Amplie seu conhecimento



Além da posição de destaque na política, Jefferson se destacou como horticultor, arquiteto, arqueólogo, paleontólogo, músico, inventor e fundador da Universidade da Virgínia. Nunca assuma que você sabe tudo sobre determinada coisa, mas esteja sempre aberto para novos conhecimentos. A flexibilidade intelectual é essencial para líderes que desejam permanecer onde estão.




Defenda sua opinião, mesmo que não seja popular

Autor do Estatuto da Virgínia para Liberdade Religiosa, Jefferson acreditava que todas as pessoas deveriam possuir o direito de praticar a religião que quisessem. Ele mantinha essa opinião mesmo que ela fosse contrária ao posicionamento da maioria das pessoas de sua época. Mantenha-se fiel aos seus princípios e não permita que outras pessoas estabeleçam os padrões e normas daquilo que você deveria ser. A originalidade é um dos principais pilares de uma liderança transformadora.


Foque-se em seus pontos fortes

Quando foi Secretário do Estado, Jefferson sentiu-se em desacordo com o trabalho no governo e passou um tempo afastado dessa função. Reverteu essa decisão mais tarde, quando percebeu que estava pronto para tomar posições políticas novamente. Da mesma forma, você deve saber quais são seus limites, para que seu foco não esteja em fraquezas ou habilidades menos desenvolvidas.


Tempos de crises

Dos seis filhos de Jefferson, apenas dois atingiram a idade adulta. Sua esposa Martha também faleceu, depois de 11 anos de casamento. Mesmo com tantas tragédias pessoais, Jefferson não desistiu e continuou a perseverar na vida. Quando problemas forem apresentados para você e parecer que nada mais tem solução, você tem a oportunidade de aprender novas coisas e descobrir capacidades em si mesmo que nunca achou possuir.


Tenha consciência de suas imperfeições

Os maiores líderes sabem que não são perfeitos. Jefferson, por exemplo, foi muito criticado por pregar a igualdade entre as pessoas, mas possuir escravos em sua propriedade. É importante entender que todos os seres humanos são inconsistentes em alguma área de suas vidas. Ninguém é perfeito. Mais do que admitir isso, também é preciso trabalhar para corrigir essas imperfeições e não se apoiar nelas para seus erros.


Aprenda com outras pessoas

Muitos acham que liderar significa sempre estar à frente. Grande engano. Líderes de efeito sabem que muitas vezes é necessário estar por trás de outras pessoas, aprendendo com elas para que se possa ser realmente eficiente e transformador.



O líder espiritual Dalai Lama



Procura colocar a liderança como ponto de discussão principal na hora de falar com esta parte da sociedade. O líder inclusive lançou, em 2009, um livro sobre liderança junto com o consultor Laurens van den Muyzenberg, chamado de “The Leader’s Way”. Confira alguns dos principais pontos defendidos por Dalai Lama:




Desenvolva seu ponto de vista


De acordo com o líder Dalai Lama, você precisa entender as razões de suas ações para poder tornar-se um líder. Segundo ele, a nossa motivação é o que determina de que forma iremos trabalhar. No ambiente de trabalho, isto significa que você deve pensar de maneira crítica na hora de cumprir com qualquer meta ou realizar uma tarefa diária, e não simplesmente executá-la. As reuniões de brainstorm podem ser uma maneira efetiva de fazer com que todos entendam e estejam em sincronia com as ações da empresa.


Estabeleça uma conduta adequada


Não adianta só escrever a missão e os objetivos da empresa ou de sua área e não cumpri-los. Uma forma de cumprir com estes objetivos é criando sistemas de avaliação que irão assegurar que cada uma das metas estão sendo trabalhadas, seja através de relatórios ou de questionários periódicos.


Treine sua mente


Dalai Lama afirma que um executivo que não possui uma mente tranquila e controlada pode ter problemas durante sua rotina de trabalho. Por isso, é importante treinar sua mente para que ela saiba distinguir os problemas e os pensamentos negativos do restante da informação. Segundo o líder, simples lições de meditação como respirar profundamente ou relaxar os músculos podem controlar suas emoções durante os dias mais difíceis.


Concentre-se na felicidade


O que na empresa faz com que você se sinta feliz? E o que te faz ficar triste? Respondendo a estas duas questões um executivo pode encontrar a melhor maneira de explorar seus funcionários, pois, segundo Dalai Lama, a felicidade é a principal forma de motivar as pessoas.



Ao contrário do que muitos pensam, ter uma equipe animada e feliz não é sinônimo de perda. Pelo contrário, a felicidade acaba sendo uma maneira de fazer de uma empresa um sucesso.


Procure relacionar-se com toda a equipe


O líder Dalai Lama destaca que relacionar-se é uma das coisas mais importantes que um executivo pode fazer. Segundo ele, as pessoas só se constroem através do impulso de outros colegas e da boa relação com clientes, fornecedores e até mesmo concorrentes.



Quando uma iniciativa é explicada de maneira clara ou um impulso bem dirigido atinge diretamente um funcionário da empresa, esta pessoa acaba reagindo e produzindo coisas ainda mais criativas em benefício da empresa.


Mantenha-se positivo


Todos nós sabemos que dirigir um negócio não é uma tarefa fácil. No entanto, ao invés de sempre pensar no que pode dar errado, Dalai Lama afirma que devemos ser mais otimistas na hora de cuidar de nossas empresas.

É necessário aproveitar as iniciativas e agarrar todas as oportunidades possíveis para o seu negócio. Segundo o líder, até mesmo o pior dos problemas possui uma solução, e ter a atitude certa desde o começo pode te ajudar a encontrá-la.


Fonte: Universia Brasil