segunda-feira, 11 de junho de 2012

A Arte Rupestre



É o nome dado as gravuras feitas em cavernas, paredes, tetos rochosos e também em superfícies rochosas ao ar livre. As pinturas rupestres mais antigas foram datadas do período Paleolítico Superior (40.000 a.C.), que foram gravadas em lugares bem protegidos pelas ações da natureza.
Existe uma grande e variada quantidade de representações diversos estilos e cores, dentre as mais conhecidas e estudadas, as de figuras zoomórficas (animais)que eles gostariam de capiturar, antropomórficas (pessoas) , 
antropo-zoomórficas (misto de pessoas com animais), fito-mórficas (vegetais) e ainda 
figuras geométricas e símbolos solares (alguns identificáveis) e outras de difícil e 
duvidosa interpretação, assemelhados por exemplo a espaçonaves e seres extraterrestres e também são encontrados tipos assemelhados a representações numéricas como dias 
da semana ou ciclos da natureza como as estações do ano. 
No Brasil são encontradas diversas manifestações de arte rupestre a mais de 12 mil anos. Os locais mais conhecidos ficam em Naspolini, no estado de Santa Catarina, na região Sul do país. Em Minas Gerais na região de Prata, próximo a Serra da Boa Vista, em Lagoa Santa, Varzelândia e Diamantina próximo à cachoeira da Sentinela. Destacam-se também a Toca da Esperança, região central da Bahia e Florianópolis, estado de Santa Catarina, no sul. No nordeste também foram encontradas pinturas no estado do Piauí, na Serra da Capivara. As cidades mais próximas dos sítios arqueológicos são Coronel José Dias e São Raimundo Nonato (30 km). Outros registros foram encontrados na fronteira com o Chile, no Lago dos Diamantes. Muitos registros estão em condições precárias. No estado do Rio Grande do Norte, diversos sítios também são encontrados, principalmente nas regiões do Seridó e na chapada do Apodi, tendo como o Lajedo de Soledade. No estado de Pernambuco encontram-se pinturas rupestres no município de Itapetim, nascente do rio Pajeú, nos Sítios Boa Vista e Riacho Salgado e no município de Afogados da Ingazeira, próximo 5 quilômetros do povoado de Queimada Grande e no município de Carnaíba, na Serra do Giz, próximo ao povoado da Serra Carapuça.
Segundo informação da FUMDHAM (Fundação Museu do Homem Americano), de São Raimundo Nonato, há 260 sítios arqueológicos com pinturas rupestres na área do Parque Nacional da Serra da Capivara, que foi criado em 1979.
Na parede das cavernas os artistas da "pré-história' traçavam com carvão os contornos de bisões ou mamutes. Para colorir,esfarelavam blocos de terra. Depois misturavam á esse pó sangue ou gordura de animais,espalhando essa mistura com bucha de peles ou folhas;ou o fixavam soprando através de tubos de ossos.
A importância histórica da arte rupestre não se deve apenas à possibilidade de 
interpretação das figuras existentes, mas muito mais do entendimento do contexto e 
da realidade da época, bem como dos motivos que levaram uma comunidade a usar boa 
parcela do seu tempo e esforços para a confecção das mesmas.