A cana-de-açúcar é uma planta que há pelo menos seis espécies do gênero, sendo a cana-de-açúcar cultivada um híbrido multiespecífico, recebendo a designação Saccharum spp. As espécies de cana-de-açúcar são provenientes do Sudeste
Asiático. A planta é a principal matéria-prima para a fabricação do açúcar e álcool (etanol). O crescimento do caule em colmos, e as folhas com lâminas de sílica em suas bordas e bainha aberta.
O Pau-brasil foi assim batizado em razão da cor de sua madeira, cor de brasa (brasil). A árvore é de grande porte e é bem característica da Mata Atlântica. O tronco é escamado e com alguns espinhos. As folhas, compostas, têm coloração verde-escura, o que contrasta com a beleza das singelas flores amarelo-clara. A sua madeira já foi bastante utilizada na construção civil e de seu lenho era extraída uma substância corante chamada “brasileína”, utilizada para tingir tecidos e também para a fabricação de tinta de escrever. Hoje em dia, é utilizada para a fabricação de arcos de violino. Os frutos são vagens espinhentas que se abrem espontaneamente na época de maturação.