sexta-feira, 20 de junho de 2014

Aula Diferente - Origami / Formatura 2012

Minha mãe aprendeu a fazer esse laço do amor, ainda quando era criança mais de 60 anos atrás propus que ela fizesse para apresentar ao Programa Brasil alfabetizado no ano 2012.

Origami: Arte de dobrar o papel.
A origem da palavra é japonesa: Ori, deriva do desenho de uma mão e significa dobrar; kami, deriva do desenho de seda e significa papel.
Ao juntar ori com kami a pronúncia fica ” Origam.
História Segundo estudiosos, a origem do Origami é tão antiga quanto à origem do papel.
O papel surgiu na China, em 105 a.C. para substituir a seda que era usada para escrever. T´Sai Lun (administrador do palácio do imperador chinês) foi o responsável por essa descoberta, ele misturou panos, redes de pesca e cascas de árvores. No império chinês essa técnica virou segredo e foi guardada por muito tempo. Somente no século VI ela chegou ao Japão, por intermédio dos monges budistas chineses, mas só a nobreza tinha acesso, pois era considerado um artigo de luxo, usado em moldes de quimonos e em festas religiosas (Shino).
O origami foi introduzido nessas festas:
Nos casamentos eram feito copos de vinho tinto, dobrados em papel, com borboletas, representando a união dos noivos;
Os diplomas eram dobrados de maneira especial, e se abertos não podiam voltar a ser fechados sem que fossem feitas novas dobras;
Os samurais se presenteavam com o “Noshi”, que são pedaços de papel dobrados em forma de leque, amarrados com tiras de carne seca.
Entre 1338 e 1576 o papel se tornou mais acessível e os adornos usados distinguiam as classes sociais. As figuras criadas eram passadas, oralmente, de mãe para filha e somente as dobraduras mais simples eram trabalhadas.
Os primeiros livros de Origami surgiram no período de 1603 a 1867, mas o primeiro com instruções foi “Como Dobrar Mil Tsurus” - Senbazuru Orikata, em 1797. A partir daí o origami tornou-se uma forma de arte muito popular. O livro “Kan No Mado”, publicado em 1845, incluía cerca de 150 modelos de origami, dentre eles o origami de sapo. Este é o marco do cresimento do Origami como atividade recrativa no Japão.
Akira Yoshizawa é o pai da Origami Moderno, ele inventou os Símbolos usados nas atuais instruções passo-a-passo, para ele o Origami é uma filosofia de vida. Depois da invenção do papel o mais importante para o Origami é o Sistema Yoshizawa – Randlett, 1956, pois ele permite a difusão internacional das diversas criações.
No Japão o sapo representa o amor e a fertilidade; a tartaruga, a longevidade e o tsuru (ave-símbolo do Origami), também conhecido como grou ou cegonha, significa boa sorte, felicidade e saúde.
Na Espanha a arte de dobrar papel chegou com os Mouros, do Norte da África, no século VIII, mas só eram criadas figuras geométricas porque a religião proibia a criação de formas animais. Da Espanha, entrou na Europa com as rotas comerciais marítimas e tempos depois chegou aos Estados Unidos.
Reza a lenda que quem fizer mil tsurus, desejando algo, terá sucesso.

Simbologia
VALLEY FOLD = “DOBRA EM VALE”
Valley Fold é quando fazemos uma dobra formando uma depressão no local. É indicada com uma linha tracejada e uma seta com a ponta simétrica que indica o movimento do papel.
MOUNTAIN FOLD = “DOBRA EM MONTANHA”
Quando fazemos a dobra para longe, formando um pico, temos a chamada Mountain fold. Esta dobra é representada com uma linha de traços alternando com dois pontos e uma seta assimétrica que indica o movimento do papel.
De modo geral, se a seta é simétrica dobramos o papel na nossa direção, se a seta é assimétrica o papel é dobrado paro o outro lado, para longe.
FOLD AND UNFOLF = “DOBRAR E DESDOBRAR”
O símbolo que representa o dobrar e desdobrar é uma seta que vai e volta sobre ela mesma. O resultado final é apenas a marca da dobra, que é indicada com uma linha contínua e fina.
PUSH HERE = “EMPURRAR AQUI”
Uma dobra Push Here é indicada por um seta branca com uma cauda mais grossa também em branco, indicando que o papel deve serempurrado para dentro simetricamente ou ainda invertido.
CONFIGURAÇÕES DAS BORDAS DO PAPEL
Existem diferentes formas de se fazer um zig-zag : em toda a folha (incluindo todas as camadas) pode ser dobrada para trás e para frente – uma Valley seguida de uma Mountain – (exemplo da esquerda) ou pode ser dobrado dentro da própria folha e depois tornar a sair (exemplo da direita). Para distinguir estes dois casos, são desenhadas linhas indicando o modo como o zig zag vai ser feito.
DAR ATENÇÃO A PONTOS
Quando uma dobra pouco usual é feita e se quer dar atenção a um ponto marca-se esse ponto com um X para poder seguir bem o movimento do papel.
RODAR
Um círculo com duas setas mostrando a direção e o quanto se deve virar indica que se deve girar o seu origami.
DISTÂNCIAS IGUAIS
Os símbolos da imagem indicam que as dobras devem ser feitas de modo que duas ou mais distâncias sejam iguais.
ÂNGULOS IGUAIS
Arcos semelhantes indicam os ângulos que devem ser iguais.
DOBRAR E TORNAR A DOBRAR SOBRE A ÚLTIMA DOBRA
A seta tocando o papel mais de uma vez indica a quantidade de dobras Valley Fold que devem ser feitas.
OPEN SINK = “AFUNDAR ABERTO”
Indicado por uma seta branca sem cauda, é uma maneira específica de inverter um ponto até que ele fique todo achatado ao se fazer um ponto intermédio.
CLOSED SINK = “AFUNDAR FECHADO”
Indicada por um seta preta sem cauda, é uma dobra menos comum onde se inverte o ponto sem desdobrar nada.
VIRAR O PAPEL AO CONTRÁRIO
Indicado por uma seta fazendo um loop, deve-se virar o papel todo ao contrário, na direção da seta.
TIRAR PAPEL “DAQUI”
Deve-se tirar o papel do interior do seu origami ou desdobrar aonde é indicado por uma seta branca com uma cova na cauda.
VISTA DO INTERIOR
Esta linha tremida é usada para mostrar partes escondidas do seuorigami para que você possa comparar e ver se está fazendo certo.
LINHA DE RAIO X
Uma linha com pontos serve para indicar uma dobra ou borda escondida. As vezes é usada para projetar a posição que uma aresta vai tomar no passo seguinte.
A Linha de Raio X é geralmente usada para indicar a continuação de uma dobra feita por trás de uma folha, enquanto a Vista do interior é para estruturas mais complexas.
PRÓXIMO PASSO COM VISTA EM MAIOR ESCALA
Indicada por uma seta branca com a cauda que vai aumentado, mostra uma imagem aumentada do próximo passo.
PRÓXIMA VISTA A PARTIR DO ÂNGULO INDICADO
Um olho de lado é útil em origamis tridimensionais, pois indica que o próximo passo é desenhado de acordo com a vista do olho desenhado.
SEGURAR “AQUI” E PUXAR
Um círculo com uma seta ligada significa segurar o papel na posição do circulo e puxar na direcção da seta. Podem aparecer dois círculos indicando como utilizar as duas mãos.

Aproveito para homenagear esse espaçoeducar-liza onde foi um dois primeiros blogs que visitei.
Fonte: espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2008/07/origami.htmlOrigem

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Pedagogia Social-UFF

Análise crítica do episódio relatado do tema de exclusão social, o problema da acusação pelo o/a filho (a) do Diretor (a), “há quem defenda os seus erros como se estivesse a defender uma herança.”Edmund Burke ou “não existe nada de completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia.” Paulo Coelho. Medo de que os outros pais não o /a aceitassem na mesma escola de seus filhos o(a) tomam certos tipos de atitudes como “mecanismo de defesa”.
Nada se foi feito para que o menino pudesse defender-se do “tal” fato, sendo mostrado uma indignação, falta de esperança logo “a paz é fruto da justiça”(Is 32,17).
Assim como o recente caso do ator

 Vinícius Romão de Souza acusado de ter assaltado uma senhora. “A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano.” João Paulo II.
Como conclusão uma música que fala de injustiça, onde a aparência engana.
Seja pelo lado bom ou ruim, esperamos aprender com nossos erros.
“Quando apontamos o dedo para julgar alguém, três dedos se voltam contra nós mesmos"!

http://www.youtube.com/watch?v=mycjcjdmcxw Mc andrezinho shock - injustiça - www.djromulomusicas.com.br
Mais um curso que tive a oportunidade de fazer, compartinho com vocês, pois professor tem sempre que estar permanente estudo!

domingo, 1 de junho de 2014

Hino Bandeira Nacional


* Clava forte - Clava é um grande porrete, usado no combate corpo-a-corpo. Significa mobilizar um exército, entrar em guerra, lutar em nome do país e não se acovardar.
* Margens plácidas - "Plácida" significa serena. Calma.
* Ipiranga - É o riacho junto ao qual D. Pedro I teria proclamado a independência.
* Brado retumbante - Grito forte que provoca eco.
* Penhor - Usado de maneira metafórica(figurada). "penhor desta igualdade" é a garantia, a segurança de que haverá liberdade.
* Imagem do Cruzeiro resplandece - O "Cruzeiro" é a constelação do Cruzeiro do Sul que resplandece (brilha) no céu.
* Impávido colosso - "Colosso" é o nome de uma estátua de enormes dimensões. Estar "impávido" é estar tranquilo, calmo.
* Mãe gentil - A "mãe gentil" é a pátria. Um país que ama e defende seus "filhos" (os brasileiros) como qualquer mãe.
* Fulguras - fulgurante (reluzente, brilhante).
* Florão - "Florão" é um ornato em forma de flor usado nas abóbadas de construções grandiosas. O Brasil seria o ponto mais importante e vistoso da América.
* Garrida - Enfeitada. Que chama a atenção pela beleza.
* Lábaro - Sinônimo de bandeira. "Lábaro" era um antigo estandarte usado pelos romanos.

Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Hino_Nacioncional