quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Alfabeto, vogais, junções e família silábica

Instruções

1 Comece com o método da música. 
2 Explore o mundo visual. Faça as letras do alfabeto bem coloridas, usando papéis de texturas e brilhos diferentes, ou oferecendo atividades de desenho para que as crianças visualizem as formas de cada letrinha.

3 Apresente a relação som e imagem. Vendo através de cartinhas que figura tem o som de cada letra, as crianças entenderão essa ligação mais rapidamente e assim identificarão as letras com mais facilidade.

4 Mostre alguns vídeos educativos sobre o assunto. 

5 Espalhe cartazes pela sala de aula ilustrando o alfabeto. Todos os dias repita a sequência incentivando os alunos a expressarem qual é próxima letra.

6 Ofereça atividades de completar as letras do alfabeto. Você pode fazer isso na lousa mesmo. Escreva a sequência do alfabeto deixando alguns espaços em branco. Indague a classe sobre quais letras eles acham que estão faltando e complete juntamente com eles.

7 Faça uma ficha com o alfabeto completo e distribua para os alunos. Peça para que eles colem a mesma em seus cadernos e utilizem como consulta todas as vezes que julgarem necessário. Assim, sempre terão acesso as letrinhas, até mesmo em casa na hora das tarefas.

8 Ensinar deve ser encarado como algo prazeroso. Uma maneira de você contribuir para o avanço intelectual de uma pessoa e proporcionar a ela a oportunidade de conhecer melhor o mundo que a rodeia.
O que se aprende fica para sempre. Por isso faça desse momento algo especial e mágico. Algo marcante na vida dos seus alunos.
Todo cuidado e esforço é válido e sua maior recompensa será vê-los entoarem o alfabeto sozinhos e soltando suas primeiras palavras de leitura.
Fonte: www.assimsefaz.com.br/sabercomo/como-ensinar-o-alfabeto
Boa aula!

Cartaz feito  em 2009 e 2010 para minha turminha, atualizei-o com o método da boquinha 
Alfabeto no jardim de faz de conta e as quatro formas de letra.








































































































              
                                       



Nenhum comentário:

Postar um comentário