quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Paulo Freire

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Transcrição de Pedagogia da Autonomia
:Pedagogia da Autonomia
Paulo Freire
Dilma F. P. Barcellos
Reflexão
Ensinar exige...
"Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender."
Pág. 25
"Só, na verdade, quem pensa certo, mesmo que às vezes, pense errado, é quem pode ensinar a pensar certo."
Pág. 29
Pesquisa
" Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino".
Pág. 30
A corporificação das palavras pelo exemplo
"Não é possível ao professor pensar que pensa certo, mas ao mesmo tempo perguntar ao aluno se ”sabe com quem está falando”
Estética e Ética
"... decência e boniteza de mãos dadas".
"Ao ser produzido, o conhecimento novo
supera outro que antes foi novo
e se fez velho e se fez velho e se “dispõe”
a ser ultrapassado por outro amanhã."
Criticidade
"A curiosidade
como inquietação indagadora...
faz parte integrante
do fenômeno vital."
Pág. 33
Risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação.

"O velho que preserva sua validade ou que encarna uma tradição ou marca uma presença no tempo continua novo."
Pág. 36/37
Respeito ao saberes dos educandos
Rigorosidade
Metódica
"Por que não estabelecer uma
necessaria "intimidade" entre
os saberes curriculares
fundamentais aos alunos
e experiencia social que
eles têm como individuo?"
Pág. 32
"... A prática educativa tem de ser, em si, um testemunho rigoroso de decência e de pureza".
Reflexão crítica sobre a prática
"É pensando criticamente a pratica de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática."
Pág. 40
Reconhecimento e a assunção da identidade cultural

"Conhecer não é , de fato, adivinhar ,mas tem algo que ver, de vez em quando, com adivinhar com intuir."
Pág. 46

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