Dissertar é discutir
assuntos, debater idéias, tecer opiniões, delimitando um tema dentro de uma
questão ampla e defendendo um ponto de vista, por meio de argumentos
convincentes. É um tipo de texto lógico-expositivo - colocamo-nos criticamente
perante alguma dimensão da realidade e, mais do que isso, fundamentamos nossas
idéias; explicitamos os motivos pelos quais pensamos o que pensamos.
Já se tornou um aborrecido lugar-comum
afirmar que o Brasil possui dimensões continentais. Os ufanistas que tanto
repisaram essa fórmula para receitar esperança no futuro do país talvez não
tenham previsto que a quantidade e a variedade de problemas desse
"gigante" infelizmente também teriam grandezas igualmente
continentais.
Folha de São Paulo,14.04.96
Produção de texto dissertativo
Ao produzir um texto é preciso que se
pense sobre: Tema, objetivo, argumentos e dados.
a) TEMA:
é o assunto da minha redação
(Sei alguma coisa sobre ele? Já li ou vi algo a respeito? Já conversei sobre
esse assunto?)
b) OBJETIVO:
é a meta da minha redação (
onde quero chegar com o meu texto? Quero concordar? Discordar? Denunciar?
Questionar? Comparar? Opor? Enumerar? Interessante é observar que a união entre
dois ou mais objetivos se encaminha para uma meta maior: denunciar e questionar;
concordar e enumerar; discordar e opor...)
c) ARGUMENTOS:
é o conjunto de idéias que justificam
o objetivo do meu texto ( Com base em que eu me posiciono de um modo ou de
outro na redação?)
d) DADOS:
é a exemplificação dos meus
argumentos ( Os dados ilustram e sustentam mais ainda o objetivo da redação.)
O
início da redação
DECLARAÇÃO INICIAL
"O hábito de correr, benéfico para
o coração, os pulmões e a manutenção da forma física, também origina sérios
problemas, principalmente ortopédicos."
INTERROGAÇÃO
"De que maneira uma nação pode
conciliar seu desenvolvimento com uma pesada dívida externa?"
OMISSÃO DE DADOS
"De uns tempos para cá, tem surgido
um elemento novo no cenário nacional.Extremamente movediço, ele sempre aparece onde
não se espera. Se o espreitamos, ele se esconde em hibernação cautelosa."
COMPARAÇÃO
"O uso de drogas é como um vôo
solitário e cego. É como visitar um mundo novo em cada viagem e sempre ter como
pouco a depressão, porto escuro e frio."
Teoria acima apresentada foi adaptada da apostila "Curso de produção
de texto"Prof. José Antônio Oliveira de Resende -FUNREI
TIPOS
DE CONCLUSÃO
Conclusão
proposta: aponta soluções para o problema tratado, ou seja, procura
saídas, medias que possam ser tomadas. Em suma, é uma conclusão que aponta para
o futuro.
"Como se nota pela dimensão
do problema, algumas medidas fazem-se urgentes: é necessário investir em
projetos de recuperação dos rios, tal como se fez na Inglaterra com o rio
Tamisa; por outro lado, devem-se desenvolver projetos que visem ao
reaproveitamento dos esgotos. Ao lado,
disso, devem-se fazer maciças campanhas educativas para a população.
Finalmente, há necessidade de uma ampla fiscalização por parte das autoridades
responsáveis."
Conclusão
resumo: a forma mais comum de concluir o texto. Resumem-se os aspectos
abordados no desenvolvimento e apresenta-se (ou reforça-se) a tese.
"Dessa maneira, observamos que o
problema da poluição nos rios envolve uma série de variáveis que incluem a população,
as indústrias e o Estado".
Conclusão
surpresa: Possibilita uma maior liberdade de criação por parte quem escreve.
Citações, pequenas histórias, um fato curioso, uma piada, um final poético, são
conclusões inesperadas que surpreendem o leitor.
"Talvez um dia casos como o do garoto
C.A.C.M., não ocorram mais. Cabe a todos nós lutar por isso."
TEMA: Shopping
center: o espaço social dos jovens de hoje.
ASSUNTO
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DELIMITAÇÃO -Objetivo(para quê?)
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INTRODUÇÃO
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DESENVOLVIMENTO 1
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DESENVOLVIMENTO 2
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CONCLUSÃO
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MODELO
Primeiro passo INTRODUÇÃO
Um dos fenômenos
constatados dos anos 90 é o do "shopping center". Esse local de
consumo, com segurança e com ambiente climatizado, exerce um outro papel para o
qual não foi diretamente criado: centro de encontros de jovens.
Segundo passo BANCO DE IDÉIAS
ASSUNTO
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DELIMITAÇÃO
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Terceiro passo REDIGIR O RASCUNHO
DESENVOLVIMENTO 1
Os "shoppings" viraram
moda nos grandes centros urbanos. As razões desse fenômeno mostram-se simples:
segurança, conforto e grande variedade de lojas centralizadas. Um paraíso de
consumo, esses locais acabam criando novos hábitos - comprar, além de
necessidade, é prazer. Associado a isso, os
"shoppings" criaram parques de diversão para as crianças e um
verdadeiro arsenal de comidas nas praças de alimentação.
DESENVOLVIMENTO 2
Na falta de outros espaços de convivência, esses locais foram adotados
pelos jovens dos anos 90. Esse desejo de agregação é comum ao adolescente de
qualquer geração, e isso pode ser observado em outros tempos, em que eles se
encontravam nas praças das cidades. Mas a violência urbana tomou conta dos
grandes centros e mudou muitos
hábitos do homem atual. O jovem pode divertir-se, encontrar-se com os amigos e
conversar nos "shoppings" sem ter preocupações com assaltos, e os
pais ficam bem mais tranqüilos diante disso.
CONCLUSÃO
Assim, se o argumento da violência não
bastas para explicar o sucesso desses centros de compras junto aos jovens, vale
lembrar que esses locais possuem a expressão mesma dos adolescentes: agilidade,
nervosismo e inquietação. Os mais saudosos talvez lembrem com nostalgia os
tempos de jogo de bola no meio da rua -
outros tempos sem dúvida.
Dicas de redação
# Não fique "enrolando", enrole seu(sua) namorado(a), tenha
clareza e concisão. Objetividade é muito importante.
# Fuja do lugar-comum (clichês) como o diabo foge da cruz; evite: inflação galopante, entregar-se nas mãos das
drogas, duas faces de uma mesma moeda, dar a volta por cima, abrir com chave de
ouro, agradar a gregos e troianos, alto e bom som, apertar os cintos(...)
# O
Ricardão está com sua namorada. Não atropele a língua, você pode brigar sem
motivo. Olhe a ambigüidade, a namorada é dele ou sua?
# Se você quiser fazer vestibular para
um grupo de pagodeiros use: A decisão da eleição não causou comoção na população. Agora, se seu objetivo é outro corra do ECO.
# Caro
deputado, nunca gaste dinheiro com
bobagens. Alguns políticos, realmente tem "emporcalhado" a
situação brasileira, mas não faça o mesmo com seu texto. Cacófatos é
prejudicial à escrita.
# Organize bem seu texto: centralize o título, solte
uma linha entre ele e o início da redação, respeite as margens(tanto esquerda
quanto direita), faça letra cursiva ou de forma (mas diferencie bem maiúsculas
de minúsculas). Em caso de erro passe apenas um trasso traço sob a
palavra.
# Os verbos DAR, FAZER, SER e TER, têm alta
incidência em texto. Para evitar o uso repetitivo troque-os por outras palavras
que expressem a mesma idéia: O governo
não tem alternativas (possui).
# Não condene todos os bandidos à morte, nem diga
que todos os políticos são ladrões, ou seja, não radicalize.
# Não "estique" sua redação usando
adjetivos desnecessários : mansão luxuosa (toda mansão é luxuosa)
# Não caia na "doença do queísmo",
evitando repeti-lo. Você pode fazer uso das orações reduzidas.
# Escreva o texto sem se preocupar com os erros; corrija-os
apenas ao terminar toda a redação.
# Não esqueça o título. Para não esquecer, escreva
na folha de rascunho, bem grande, NÃO ESQUECER O TÍTULO.
APRESENTAÇÃO DA REDAÇÃO
A estética
Sua
redação não é a “baranga” da sua
vizinha, por isso não precisa de penduricalhos, faça-a o mais simples possível.
1. Título:
Centralize-o. Entre o título e o texto deixe uma ou duas linhas. Use o ponto
final caso o título seja uma frase. Evite título com apenas uma palavra (ex. O
adolescente, A crise...) Procure utilizar no título a mesma letra do corpo de
sua redação. Pode-se grafar o título das seguintes maneiras:
Festa na Aldeia Global
O
mundo Cão da TV Brasileira
ou
Festa
na aldeia global
O
mundo cão na tv brasileira (não precisa grifar)
2. Parágrafos: devem
adentrar a linha dois centímetros e iniciarem-se sempre à mesma altura. O
número de parágrafos varia de acordo com a extensão da redação. Procure fazer o
mínimo de três parágrafos; o máximo dependerá do número de linhas pedidas. Não
faça parágrafos muito extensos para evitar mistura de idéias. Apenas o primeiro
parágrafo pode ser constituído de um período.
3. Rasuras:
redação bem apresentável não deve conter rasuras, para isso você receberá um rascunho.
Não rabisque e principalmente não use corretivos. Caso erre no original passe
apenas um traço sobre a palavra erada errada. Não assine seu texto,
mesmo que ele se pareça com uma obra de arte.
4. Letra:
poderá ser letra cursiva ou de forma, neste último caso, desde que fique bem
claro a diferença entre iniciais maiúsculas e minúsculas. A legibilidade do
texto é de extrema importância, o corretor não é um Sherlock Homes para tentar
decifrar o enigma da caligrafia. Caderno de caligrafia não é só para crianças,
treine.
5. Correção:
o texto estará correto se seguir as normas da Gramática. Se você as acha
“chatas”, cuidado, pois agora elas poderão jogar sua nota em redação no lixo.
Não aprendemos Gramática apenas para satisfazer ao “mala” do professor de
português. Aprendemos para aplicá-las em nossas atividades redacionais.
Portanto, fique atento:
a. Concordância: verifique
se o sujeito está concordando com o verbo, ou se adjetivos e substantivos
concordam entre si. Cuido com os advérbios, pois eles não variam (Maria está
meia triste ou meio triste? Use o segundo). Períodos longos quase sempre
dificultam a concordância como também a ordem inversa de frases, por isso
reduza-os e escreva de forma simples.
b. Regência:
cuidado com os verbos de regência mais complicada, principalmente aqueles que
mudam de significado quando TD ou TI [Assisti ao filme (ver – VTI) – Assisti o
doente (ajudar – VTD)]. Lembre também que o LHE(s) sempre será OI e O(s), A(s)
sempre OD.
c. Colocação pronominal:
Não é tão condenável, mas há casos exagerados do uso brasileiro que precisam
ser evitados: iniciar frases com pronome oblíquo –Me disseram que você viria -. Frases em que aparecem antes do verbo
palavras negativas, pronomes indefinidos e relativos, advérbios, conjunções,
essas atraem o pronome oblíquo para antes do verbo. É condenável o uso de
pronome oblíquo depois do verbo particípio –
Vocês tinham desgastado-se muito – o correto é tinham se desgastado -.
d. Grafia:
erro ortográfico não é aceitável. Não se faça de Carla Perez: “a palavra se escreve com i de ´iscola´”. Se tiver dúvida em alguma
palavra troque por outra de mesmo sentido. fique atento á acentuação gráfica.
e. Cuidado com a ambigüidade:
“Doutor a paciente está aqui com a sua
mãe” (mãe de quem? Do médico ou da paciente).
f.
Cuidado
com pleonasmos: “check-up
geral, mergulhar dentro d´água, entrar para dentro...” Esse uso quase sempre faz sua nota “descer
para baixo”.
g. Cuidado com cacófatos: “nosso hino é lindo; entregue um
por cada” (a turma do chiqueiro agradece, mas o
corretor!), “Espero que o governo nunca
gaste mais que arrecadar” (governo que gasta mais do que arrecada faz o que
insinua o cacófato), “Fez por razões que desconheço” (Que
grosseria! Para que esse palavrão?)
h. Evite clichês: “Atualmente, nos dias de hoje” (são
quase sempre dispensáveis); “estamos
desnorteados, sem rumo”(sua redação! Sem comentários.); “entregar-se nas mãos de Deus”
(aproveite e entregue sua redação a Ele);”duas
faces de uma mesma moeda”(compro sua redação, mas com uma moeda de um
centavo).
i.
Clareza:
seu texto deve ser compreensível: lembre-se que você não está ao lado do
corretor para explicar o que você queria dizer. Utilize frases curtas. Não seja
esnobe empregando palavras “difíceis”, o uso de vocabulário simples, porém
culto, evita o risco do seu texto não ser compreendido.
j.
Concisão:
é a qualidade de expressar um fato, uma opinião com o menor número possível de
frases e palavras. Mas cuidado com o excesso de concisão, pois pode acarretar
em obscuridade. No trecho abaixo as palavras destacadas são dispensáveis:
“Há algumas ocasiões em que é melhor ficar
calado do que falar besteira. Eu
posso contar um caso recente que me
aconteceu há pouco. Eu saí de casa
rumo ao bar para beber alguma coisa. Percebam vocês que não tinha nada planejado, apenas queria beber um pouco e
ficar a observar os habitantes da noite,
os boêmios. Foi então que algo totalmente inesperado aconteceu...”
INICIANDO A REDAÇÃO
a) Dados retrospectivos:
As primeiras manifestações de comunicação
humana, nas eras mais primitivas, foram traduzidas por sons que expressavam
dor, alegria, espanto, Mais tarde...
b) Citação: A partir das palavras de “...”
podemos afirmar que “...”
c) Cena descritiva: Edifícios altíssimos e
cinzentos cobrem a metrópole. Cinzas também são as nuvens que quase diariamente
cobrem o céu e despejam uma torrente que logo traz caos à cidade. Uma
insuportável sinfonia de buzinas inunda o ar. É mais um dia em São Paulo.
d) Pergunta: Será o futebol brasileiro
realmente o melhor do mundo, se os melhores jogadores do país não disputam os
campeonatos locais, pois partem para os clubes europeus assim que possível?
e) Dado geográfico: Em Criciúma, no Sul de Santa
Catarina, oito mil homens vivem uma aventura todos os dias. A aventura do
carvão. São os mineiros, homens que quase nunca vêem o sol.
f) Dados estatísticos: Numa típica cidade brasileira,
que tenha, digamos... habitantes, cerca
de.... não possuem escolaridade completa até o 2º grau, o que denota o
desprestígio do ensino perante a classe dirigente.
g) Narrativa:
Em Abril de 1964 foi deposto o presidente
João Goulart e dado início à ditadura militar, que governou o país durante mais
de vinte anos.
h) Idéias contratantes:
Enquanto nos restaurantes caros pessoas
elegantes gastam até duzentos reais numa refeição que segue cozinhas renomadas,
os marginais da sociedade morrem de fome nas ruas.
i)
Uma
frase nominal seguida de explicação: Uma tragédia. Essa é a conclusão da própria
Secretaria de Avaliação e Informação Educacional do Ministério da Educação e
Cultura sobre o desempenho dos alunos do 3º ano do 2º grau submetidos ao Saeb
(Sistema de Avaliação da Educação Básica), que ainda avaliou estudantes da 4ª
série e da 8ª série do 1º grau em todas as regiões do território nacional.
Quanto ao desenvolvimento do
tema: podemos usar citação, dados estatísticos,
justificativas, exemplos, comparações, causa e conseqüência....
Quanto
à conclusão: retoma-se a introdução e os argumentos
e fecha o texto. Sem apresentar dados novos. A conclusão pode conter uma idéia
humorística, surpeendente, taxativa, sugestiva.
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