quarta-feira, 16 de novembro de 2016

POLÍTICA EXTERNA


Agenda de Desenvolvimento Sustentável Pós-2015

Agora chamada Agenda 2030, corresponde a conjunto de programas, ações e diretrizes que orientarão os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável.
Concluídas em agosto de 2015, as negociações da Agenda 2030 culminaram em documento ambicioso que propõe 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas correspondentes, fruto do consenso obtido pelos delegados dos Estados-membros da ONU. Os ODS são o cerne da Agenda 2030 e sua implementação ocorrerá no período 2016-2030.

A Conferência Rio+20, realizada em 2012 no Brasil, estabeleceu claro mandato para que os Estados-membros da ONU construíssem coletivamente esse conjunto de objetivos e metas, ampliando a experiência de êxito dos Objetivos do Milênio (ODM). Uma das novidades dos ODS e de suas metas é o fato de se aplicarem a todos os Estados-membros das Nações Unidas. Isso reflete o reconhecimento de que todos os países – desenvolvidos e em desenvolvimento – têm desafios a superar quando o assunto é promoção do desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: social, econômica e ambiental. Além disso, o Brasil tem destacado a imensa oportunidade de que a pobreza do mundo seja erradicada dentro do período de vigência da nova Agenda.
A Agenda 2030 não se limita a propor os ODS, mas trata igualmente dos meios de implementação que permitirão a concretização desses objetivos e de suas metas. Esse debate engloba questões de alcance sistêmico, como financiamento para o desenvolvimento, transferência de tecnologia, capacitação técnica e comércio internacional. Além disso, deverá ser posto em funcionamento mecanismo de acompanhamento dos ODS e de suas metas. Esse mecanismo deverá auxiliar os países a comunicar seus êxitos e identificar seus desafios, ajudando-os a traçar estratégias e avançar em seus compromissos com o desenvolvimento sustentável.

A nova Agenda de Desenvolvimento foi oficialmente adotada pelos Chefes de Estado e de Governo do mundo todo na “Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável 2015”, que teve lugar na sede da ONU, em Nova York, de 25 a 27 de setembro. Esse evento, ocorrido às vésperas da Sessão de Abertura da 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas, representou ocasião para que os líderes do mundo anunciassem seu compromisso inequívoco com o desenvolvimento sustentável e com a materialização do “Futuro que Queremos”.
No plano nacional, contamos com esforço amplo e participativo de coordenação para a formação da posição brasileira. Em seus dois anos de funcionamento, o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) envolveu amplamente o Executivo federal e recebeu decisivas contribuições dos Estados e Municípios, da sociedade civil, de movimentos sociais, do setor privado e da academia. Essa ativa participação da sociedade singularizou a atuação e a contribuição brasileira nos debates nas Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável.
Disponível em: 
<http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/desenvolvimento-sustentavel-e-meio-ambiente/135-agenda-de-desenvolvimento-pos-2015> Acesso em:16 nov 2016.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Reforço 4º e 5º Ano

Dica: coletânea auxiliar do professor desenhos artístico pedagógico oito volumes editora comercial planto Ltda volume 1 2 3 lendas folclóricas 4 símbolos da pátria 5 6 7 dobraduras divertidas 8 9 10 flores e frutas. Scribe PDF

Atividades Português.



















































segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Visão Organizacional

Minha análise em outubro 2016:

Uma empresa que queira permanecer no mercado tem que usar de todas “ferramentas” estratégicas. Uma dessas, logo de início é o planejamento, dentro dele, um plano, onde falaremos da importância de se criar a visão organizacional.
A organização estratégica deve ter uma visão de raios-X, em relação ao porvir. Sendo assim, a organização estratégica deve atravessar o limite do tempo e espaço do presente, indo além do hoje, para um futuro, que proporcione um alicerce no mercado, e ao atingi-lo, capte anseios sustentáveis e concretos para uma estabilidade da organização.
Usando os tempos presente e futuro, com a razão e o emocional, vendo os pontos grandes e pequenos, branco e o preto da sua organização, parte interna e externa: os fornecedores, sócios, clientes... Consultando os stakeholders, mostrando para os envolvidos, sua visão para um crescimento prazeroso, respeitoso e até lucrativo para a empresa.
A visão pode ser vista como duas forças da filosofia chinesa “yin e yang” que contém “racional” e “emocional”. Sendo a “imaginação”, sonho que é abstrato, passa por um processo de visualização que é o primeiro estágio ou parte, verificar “análise” os meios de atingi-los, com os objetivos sendo descritivo e registrado, e mantendo as metas, com os devidos números e tempos para mudar sua estratégia, para que nenhuma força, contrária possa tirar do controle ou do caminho o que mapa indica a seguir.
Toda organização deve no seu dia a dia, por em prática, a visão, para que se torne sempre real, ocupando um espaço no coração de todos.
Percebi a importância de se ter uma reunião participativa, para formular novos objetivos e construir uma visão, quando todos já perceberam a necessidade de novos horizontes para sua empresa.
A importância de se ter sempre entusiasmo e concomitantemente estarem se beneficiando do progresso da empresa, para que a mesma suba no mercado, ou permaneça sempre em destaque.
            Desta forma, analisando a importância de ser, só acontece se o ter ou fazer vier primeiro. Ter uma visão do que se pode oferecer, para que depois, ser constatado se de fato, desejei que todos compartilhassem a visão da minha empresa.
É preciso sair da imagem do espelho e atingir a realidade, ver como se encontra, o que se pode melhorar, por em prática o que cada empresa desejou para o futuro.
Vimos a visão como um motivo, para as empresas serem realizadas, ganhando o mercado competitivo, onde hoje são tomadas decisões, para que possam serem atingidas no futuro. 

REFERÊNCIAS

1.      ALLEN, R. O processo de criação da visão. HSM Management, São Paulo, n.9, a.2, p. 18-22, jul./ago.1988.
2.  ANDRADE, Rui Otávio Bernardes; Amboni, Nério (Org.). Estratégias de gestão: processos e funções do administrador. Rio de Janeiro: Elsevier, p 58-59,148, 2010.
3.       BENNIS, W, NANUS. B. Líderes e estratégias para assumir a verdadeira liderança. São Paulo: HARBRA, 1988.
4.       CHIAVENATO, IDALBERTO, Administração nos novos tempos.  -2.ed. - Rio de Janeiro: Elsevier. p. 223-225, 2004 - 8ª Reimpressão
5.     Disponível em: <http://www.cocacolabrasil.com.br/sobre-a-coca colabrasil/principios-e-valores> Acessado em: 22 Out. 2016
6.     Disponível em: <https://www.fdc.org.br/professoresepesquisa/nucleos/
Documents/0903.pdf> Acessado em: 22 Out. 2016
7.     TREGOE, B. E. et al., e Visão empresarial na prática Fundamentos de administração. Rio de Janeiro: Campus, 1996.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Paulo Freire

http://prezi.com/sfpse9o_atgw/?utm_campaign=share&utm_medium=copy&rc=ex0share

Transcrição de Pedagogia da Autonomia
:Pedagogia da Autonomia
Paulo Freire
Dilma F. P. Barcellos
Reflexão
Ensinar exige...
"Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender."
Pág. 25
"Só, na verdade, quem pensa certo, mesmo que às vezes, pense errado, é quem pode ensinar a pensar certo."
Pág. 29
Pesquisa
" Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino".
Pág. 30
A corporificação das palavras pelo exemplo
"Não é possível ao professor pensar que pensa certo, mas ao mesmo tempo perguntar ao aluno se ”sabe com quem está falando”
Estética e Ética
"... decência e boniteza de mãos dadas".
"Ao ser produzido, o conhecimento novo
supera outro que antes foi novo
e se fez velho e se fez velho e se “dispõe”
a ser ultrapassado por outro amanhã."
Criticidade
"A curiosidade
como inquietação indagadora...
faz parte integrante
do fenômeno vital."
Pág. 33
Risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação.

"O velho que preserva sua validade ou que encarna uma tradição ou marca uma presença no tempo continua novo."
Pág. 36/37
Respeito ao saberes dos educandos
Rigorosidade
Metódica
"Por que não estabelecer uma
necessaria "intimidade" entre
os saberes curriculares
fundamentais aos alunos
e experiencia social que
eles têm como individuo?"
Pág. 32
"... A prática educativa tem de ser, em si, um testemunho rigoroso de decência e de pureza".
Reflexão crítica sobre a prática
"É pensando criticamente a pratica de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática."
Pág. 40
Reconhecimento e a assunção da identidade cultural

"Conhecer não é , de fato, adivinhar ,mas tem algo que ver, de vez em quando, com adivinhar com intuir."
Pág. 46

Programa Brasil Alfabetizado

https://prezi.com/rtw3may5yuy7/programa-brasil-alfabetizado/

sábado, 27 de agosto de 2016

SERVIÇOS DE UTILIDADE E EMERGÊNCIA PÚBLICA - Disque

Água e esgoto - 115                     Energia Elétrica - 116        
Anatel - 1331                                Polícia Civil - 197 
ANEEL - 167                                Polícia Federal - 194       
Atendimento à Mulher - 180        Polícia Militar - 190 
Previdência Social - 135              Defesa Civil - 199      
Procon - 151              SUS - 136 Detran - 154                                
Receita Federal - 146                  Direitos Humanos - 100  
Polícia Rodoviária Federal - 191 Corpo de Bombeiros - 193  
            Atendimento Médico de Urgência /SAMU - 192      

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Logística humanitária

Publicações recentes:

5th Edition - Logística & Supply Chain Management.

A 5ª edição do Logistics & Supply Chain Management já está disponível.

Publicações recentes:

5th Edition - Logística & Supply Chain Management.

A 5ª edição do Logistics & Supply Chain Management já está disponível.

sábado, 23 de julho de 2016

Projeto Germinação na FGV em parceria com a Faculdade Paraíso

Quinta e última etapa do projeto dando aula de Financias Pessoais para empresários do ramo alimentícios.

Foto tirada em 03/06/15 

https://scontent-gru2-1.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/11329903_906916326041373_727177196092327784_n.jpg?oh=6fb6d733d1dabb65cc0e555d713e9529&oe=58376685
Terceiro encontro de capacitação. O tema da aula foi Noções Jurídicas e foi ministrado pela integrante do Time Deborah Doukas com participação especial da Natália Ribeiro, ex-integrante do Time. Foram abordados temas como direito societário, trabalhista e tributário.

  2º encontro - Foto tirada em 23/05/15 

Temas das aulas deste sábado foram Aspectos Gerenciais e Análise Empresarial. O primeiro tema foi lecionado pelo membro do Time Gabriel Costa, que abordou assuntos como marketing, RH e estratégia.  O segundo, pelo membro Filipe Fragelli, que ensinou sobre o organização e técnicas de venda. 

Fotos tiradas em 05/05/2015 

Apostila elaborada pelo time, que tem como objetivo do projeto,  disseminar o conhecimento e a experiência do Time com o curso Germinação e possibilitar que ele se replique em outras comunidades. Assim, acreditamos poder alcançar um número maior de empreendedores e contribuir para o desenvolvimento de seus negócios, a melhora de suas vidas e da economia das comunidades em que vivem.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Olimpíadas

É o nome dado ao período de quatro anos entre duas edições dos Jogos Olímpicos. O termo "Olimpíada", também costuma ser utilizado para designar uma edição dos Jogos Olímpicos, conhecidos coletivamente como "Olimpíadas".
As Olimpíadas acontecem de 4 em 4 anos, onde atletas de centenas de países, se reúnem num país para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores (sendo o anel azul correspondente a Europa, o anel amarelo a Ásia, o preto a África, o verde a Oceania e o vermelho as Américas).

Antiguidade

Foi no estádio Panathenaic em Atenas que ocorreu a primeira Olimpíada. Os Jogos Olímpicos tiveram inicio na cidade de Olímpia na Grécia antiga,os participantes realizavam para homenagear o deus Zeus. Os homens participavam dos jogos em honra a Zeus e as mulheres tinham seus próprios jogos em honra à Hera. O vencedor recebia uma coroa de louro ou de folhas de oliveira. Modalidades praticadas: arremesso de dardo, salto em altura, lançamento de disco, corridas, lutas e muitas outras modernidade.
Na era moderna, a primeira olimpíada aconteceu em 1896, em Atenas, com a participação de 14 países; Grécia, Estados Unidos, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Hungria,Áustria, Austrália, Dinamarca.
As Olimpíadas, em função de sua visibilidade na mídia, serviram de palco de manifestações políticas, desvirtuando seu principal objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos. Nas Olimpíadas de Berlim (1936), o chanceler alemão Adolf Hitler, movido pela ideia de inferioridade da raça negra , não ficou para a premiação do atleta norte-americano negro Jesse Owens, que ganhou quatro medalhas de ouro.

A modalidade ginástica localizada

É uma das modalidades mais requisitadas nas academias.
A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, a partir dos exercícios físicos feitos pelos soldados, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo. 
A palavra ginástica é originária do grego “gymnádzein”, que significa treinar e, em sentido literal, exercitar-se nu (forma como os gregos exercitavam-se no período em que a ginástica se destacou). 
A ginástica caiu em desuso com o domínio romano. No início do século XVIII, foi retomada com ênfase na Europa com a Escola Alemã, de movimentos lentos e ritmados, e com a Escola Sueca, que introduziu aparelhos na prática do desporto. 
As duas escolas exerceram influência no desenvolvimento do sistema de exercícios físicos idealizados por Friedrich Ludwig Jahn, origem da ginástica artística praticada atualmente. 
As modalidades de ginástica são: ginástica geral, ginástica rítmica, trampolim, ginástica aeróbica e ginástica acrobática. 
A ginástica geral ou ginástica localizada é uma série de exercícios, com grande número de repetições, onde se trabalha grupos musculares diferentes. Esta é uma das modalidades mais requisitadas nas academias. A ginástica fortalece os músculos, melhora a coordenação motora, aumenta a capacidade cardiorespiratória. O gasto calórico durante uma hora de aula é de 500 kcal. 
A ginástica artística conhecida também como ginástica olímpica, é a principal modalidade. Consiste em um conjunto de exercícios que combinam força, agilidade e elasticidade. 

Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016

Abertura, Encerramento e Lema

Acontecerão no mês de agosto de 2016 na cidade do Rio de Janeiro (Brasil), os XXXI Jogos Olímpicos de Verão. A abertura será realizada no dia 5 de agosto. A cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 21 de agosto. O lema dos jogos será "Viva sua paixão". As duas cerimônias acontecerão no Estádio do Maracanã.
O estádio do Maracanã foi totalmente reformado e modernizado. Sua capacidade atual é de 82.000 espectadores. 
As cerimônias de abertura e encerramento serão vistas pela televisão por, aproximadamente, 4,5 bilhões de pessoas no mundo todo (estimativa).
A expectativa é de que participem, nas Olimpíadas 2016, cerca de 10.500 atletas de 206 nações.

Modalidades

Ao todo serão disputadas 28 modalidades olímpicas, duas a mais (Rúgbi de sete e Golfe) do que as dos Jogos Olímpicos de 2012.

Mascotes

As Olimpíadas do Rio 2016 contará com dois animados mascotes. Representando a fauna e a flora, eles são: Vinícius (representa os animais do Brasil) e Tom (representa as plantas do Brasil). Os nomes são justas homenagens a dois grandes compositores da música popular brasileira: Vinícius de Moraes e Tom Jobim.
Vale lembrar:

- Em 2020, as Olimpíadas ocorrerão na cidade do Tóquio (capital do Japão).


Referências
Consultado em 21 de Julho de 2016.
Primeira Olimpíada da Era Moderna - Atenas 1896».
pt.wikipedia.org/wiki/Olimp%C3%ADada
www.suapesquisa.com/olimpiadas/
mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao-fisica/ginastica.htm
www.suapesquisa.com/olimpiadas2016/