O Rio de Janeiro é um estado da região sudeste do Brasil, que possui uma área de 43.696,054 km². A capital do estado tem o mesmo nome do estado, ou seja, a capital tem o nome de Rio de Janeiro. A cidade do Rio de Janeiro, alias, é mundialmente conhecida como a “Cidade Maravilhosa”. O estado abriga a terceira maior população do país. É o menor estado da região Sudeste e possui a terceira maior população do país. Situa-se no leste da região Sudeste, tendo como limites Minas Gerais ao norte e noroeste, Espírito Santo a nordeste, São Paulo a sudoeste e o Oceano Atlântico a leste e ao sul. Sua capital é a cidade do Rio de Janeiro. Os habitantes ou naturais do município do Rio de Janeiro são designados pelo gentílico "carioca". Porém, o termo "fluminense" é usado também para designar algo ou alguém relacionado ao estado. O território atual do Rio de Janeiro localizava-se em trechos das Capitania de São Tomé e de São Vicente, na época do sistema de Capitanias Hereditárias no Brasil. Com o objetivo de evitar a ocupação da região pelos franceses, em 1º de março de 1565 foi fundada a cidade do Rio de Janeiro, por Estácio de Sá. Em 1763, a cidade tornou-se sede do Vice-reino do Brasil e a capital da colônia. Em 1960 a capital foi transferida para Brasília.Uma das principais fontes de receita do estado é o turismo. O carnaval do Rio de Janeiro é o mais famoso do mundo. A sua economia é baseada também na prestação de serviços, tendo ainda uma parte significativa de indústrias e pouca agropecuária. O Rio de Janeiro possui a segunda maior economia do Brasil, perdendo apenas para São Paulo, e a quarta da América do Sul. A capital do estado é homônima. A cidade do Rio de Janeiro é reconhecida em todo mundo por suas praias, como a de Copacabana, tornando a cidade um destino muito procurado por turistas de todo planeta.
O lugar também vai sediar importantes eventos nos próximos anos, sendo sede da final da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Principais Cidades:
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Niterói.
O relevo fluminense é bastante variado, onde podemos encontrar três principais elementos: A serra fluminense, (acima de 200 metros de altitude), que ocorre no interior do estado, onde localiza-se inclusive o ponto mais elevado do Rio de Janeiro, o Pico das Agulhas Negras, com mais de 2.780 metros de altura, na Serra do Itatiaia. A baixada fluminense, regiões que não atingem 200 metros , numa área que estende-se em quase metade de todo o território e a região litorânea, com um litoral recortado que agrega baías, blocos rochosos , por exemplo, o Corcovado). O ponto mais alto do estado é o Pico das Agulhas Negras, com 2791 metros de altitude e praias. O litoral do estado é muito recortado, e se estende por 636 quilômetros , sendo que possui várias baías e um grande número de ilhas.
A vegetação original do estado é a Mata Atlântica, que hoje encontra-se devastada, tendo ainda partes preservadas principalmente nas áreas mais elevadas da serra. Há incidência de mangues em algumas partes, mas a mata nativa em si já foi quase totalmente destruída pela urbanização e também transformada em campos para pecuária. A floresta da Tijuca é um bom exemplo remanescente da área total que a Mata Atlântica já ocupou.
O clima do estado do Rio de Janeiro também varia bastante dependendo da região. Na região das baixadas, por exemplo, quem domina é o clima tropical semi-úmido, enquanto nos planaltos, temos o tropical de altitude. No primeiro, os verões costumam ser quentes e úmidos, com alto índice pluviométrico, enquanto o inverno é mais seco. No tropical de altitude os invernos costumam ser mais rigorosos.
A Hidrografia mais importante do estado é o rio Paraíba do Sul, tem sua nascente em São Paulo (estado) e atravessa todo o Rio de Janeiro até o Oceano Atlântico. Outros rios que destacam-se são o Macaé, Grande, Piraí, entre outros, sendo que boa parte deles são afluentes do leito principal do Paraíba do Sul.
O Turismo
Resende é a capital da Região das Agulhas Negras, que é considerada uma das mais belas do Brasil. A região é conhecida nacionalmente e internacionalmente pelos seus relevos montanhosos, cachoeiras, rios cristalinos, fauna e flora. A região das Agulhas Negras conta com cerca de 345 hotéis e 4 000 acomodações. A região é o segundo pólo turístico mais visitado do estado do Rio de Janeiro, perdendo apenas para a capital.
Resende é a capital da Região das Agulhas Negras, que é considerada uma das mais belas do Brasil. A região é conhecida nacionalmente e internacionalmente pelos seus relevos montanhosos, cachoeiras, rios cristalinos, fauna e flora. A região das Agulhas Negras conta com cerca de 345 hotéis e 4 000 acomodações. A região é o segundo pólo turístico mais visitado do estado do Rio de Janeiro, perdendo apenas para a capital.
Dos mais importantes pontos turísticos, destacam-se:
O Parque Nacional Itatiaia, localizado em Itatiaia e em Resende, é a mais antiga unidade de conservação do Brasil, criado em 14 de junho de 1937. O parque possui montanhas com quase 3 000 metros de altitude e mantém uma fauna e flora bastante diversificada, rios de águas cristalinas, que formam piscinas naturais e cachoeiras de tirar o fôlego. A portaria do parque fica a dezesseis km do centro de Resende.
Visconde de Mauá, distrito de Resende, é uma região de belezas naturais, cachoeiras e rios cristalinos, onde o canto dos pássaros, o clima ameno e a natureza viva são um convite ao descanso. Com colonização alemã, paisagem alpina, cachoeiras, locais esplêndidos para a prática de esportes como o voo livre, canoagem, trilhas e mountain bike, a localidade conta com uma rede hoteleira atuante, com restaurantes que variam da comida caseira (mineira) à tradicional, com destaque para os pratos preparados com o pinhão. Nos últimos anos, ficou famosa a Festa do Pinhão e o Festival Gastronômico que reúne na serra renomados chefs de cozinha. Distante 36 km do centro urbano de Resende, sendo toda estrada pavimentada, pela RJ-163.
A Academia Militar das Agulhas Negras oferece visitas guiadas em suas belas e impressionantes instalações e museus, basta se dirigir ao local em horário comercial.
No Parque Municipal da Cachoeira da Fumaça, com grandes extensões de matas preservadas, nascentes e riachos, encontra-se a cachoeira que dá nome ao local. Com duzentos metros, é o maior salto do estado do Rio. Nos 35 km de estrada do Centro até a Fumaça percorrem-se povoados que mais parecem estar no passado, como Pedra Selada e Jacuba.
O Parque Municipal da Serrinha do Alambari, distante doze km do centro de Resende, com o espaço territorial entre as cotas setecentos e 2 300 metros , divisa com o Parque Nacional de Itatiaia. Com excelente condição de preservação do ecossistema local, fortalece sua vocação de lazer amparada por Plano Diretor e criação da Área de Proteção Ambiental(APA). Possui condições climáticas excelentes, cachoeiras em rios com águas límpidas e frias. Abriga o Camping Clube do Brasil, um de seus principais atrativos.
Maciço das Prateleiras Engenheiro Passos
Engenheiro Passos, distrito de Resende, distante 28 km do centro, tem como marca registrada a presença dos hotéis-fazenda, todos eles em sedes antigas de grandes propriedades rurais. Os casarões atestam a opulência e a prosperidade econômica da época do café no Vale do Paraíba e conciliam conforto com a tradicional comida caseira, rios, cachoeiras, a vida natural do campo com passeios a cavalo e charrete, além da proximidade com a parte alta do Parque Nacional de Itatiaia.
O Centro Histórico de Resende possui diversos casarões, praças, pontes e igrejas do século XIX. O mais bem conservado, entre todos os prédios históricos do município, é a Fazenda do Castelo, localizada na área urbana. Concluída em 1835, em estilo neo-romântico, com 26 cômodos e 650 m² de área construída, foi sede de uma fazenda de café com mais de mil alqueires de extensão.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição começou a ser construída em 12 de maio de 1747 e foi inaugurada em1813. Sofreu algumas reformas, mas ainda conserva em seu acervo algumas peças da época de sua construção. Merece destaque a imagem de Santana e Nossa Senhora Menina em madeira e de tamanho natural.
A Ponte Nilo Peçanha, construída entre 1902 e inaugurada em 1905, atualmente é usada para a travessia de pedestres sobre o Rio Paraíba do Sul. É uma ponte de estrutura metálica pré-fabricada, importada da Bélgica. Forma, hoje, em conjunto com a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, um dos mais bonitos cartões-postais do Centro do município.
Principais recursos naturais:
Petróleo na costa.
Principais problemas ambientais e sociais:
Desmatamento nos morros da capital, provocada pela ocupação para construção de habitações; poluição do ar na capital e poluição das águas (rios e litoral). Nos últimos anos o desprendimento de encostas tem tornado-se um problema ambiental e social, já que tem comprometido a vida de muitas pessoas, como aconteceu na cidade de Nova Friburgo e também em Angra dos Reis.
Fontes de pesquisa:
http://www.suapesquisa.com/geografia/rio_de_janeiro.htm
http://www.infoescola.com/rio-de-janeiro/geografia-do-rio-de-janeiro/
http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Estados/RiodeJaneiro/
http://geografiaopinativa.blogspot.com.br/2013/11/geografia-do-rio-de-janeiro.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário