sábado, 3 de maio de 2014

Montessori

acrobaciasenlaluna.wordpress.com/2010/05/29/maria-montessori/

 MÉTODO MONTESSORIANO?

→ Segundo Maria Montessori, as crianças absorvem como “esponjas” todas as informações que requerem e necessitam para sua atuação na vida diária. A criança aprende a falar, escrever e ler da mesma maneira que o faz ao engatinhar, caminhar, correr, etc., ou seja, de forma espontânea.
→ A Dra. Montessori não estava de acordo com as técnicas rígidas e freqüentemente cruéis que se utilizavam na Europa. Baseou suas idéias no respeito para com a criança e a sua capacidade de aprendizado, partindo do princípio de não moldar a criança como reproduções de pais e professores.
→ Nas escolas tradicionais os alunos recebem a educação de maneira frontal.
→ Há um mestre na frente do grupo (cujos integrantes são da mesma idade) e este se dirige a eles de maneira grupal, porque o avanço no programa de estudos é coletivo. Ao ser desta maneira, algumas crianças ficam com lacunas em sua educação, apesar da boa vontade do professor.
→ Nas escolas Montessori, a mudança, “A meta da educação deve ser cultivar o desejo natural de aprender”, pelo que se manejam vários graus em cada grupo e existe diversidade de idades. As crianças maiores ajudam as menores, as quais por sua vez retro-alimentam as maiores com conceitos já esquecidos.
→ Cada parte da equipe, cada exercício, cada método desenvolvido, se baseou em suas observações do que os alunos faziam "naturalmente", por si mesmos, sem ajuda dos adultos. Portanto este método de educação é muito mais que o uso de materiais especializados, é a capacidade do educador de amar e respeitar a criança como pessoa e ser sensível a suas necessidades.
→ Cada parte da equipe, cada exercício, cada método desenvolvido, se baseou em suas observações do que os alunos faziam "naturalmente", por si mesmos, sem ajuda dos adultos. Portanto este método de educação é muito mais que o uso de materiais especializados, é a capacidade do educador de amar e respeitar a criança como pessoa e ser sensível a suas necessidades.
→ O educador exerce uma figura de guia, que potencia ou propõe desafios, mudanças e/ou novidades.
Os princípios básicos fundamentais da Pedagogia Montessori são:
→ A liberdade, a atividade e a individualidade;
a ordem, a concentração, o respeito pelos outros e por si mesmo, a autonomia, a independência, a iniciativa, a capacidade de escolher, o desenvolvimento da vontade e a autodisciplina.
Elementos que se utilizam no método Montessori
→ O ambiente preparado - organizado cuidadosamente para a criança, para ajudá-la a aprender e a crescer
→ O entorno e O material – preparado para que desenvolvam as partes: social, emocional, intelectual, a comprovação e necessidades morais de uma criança, mas também que satisfaça as necessidades de ordem e segurança, já que tudo tem seu lugar apropriado.
Algumas comparações entre o método Montessori e o tradicional
→ M: Ênfase nas estruturas cognitivas e desenvolvimento social.

T: Ênfase ao conhecimento memorizado e desenvolvimento social.

→ M: A mestra-papel sem obstáculos na atividade da sala. O aluno participante ativo no processo ensino aprendizagem.

T: A mestra -papel dominante e ativo na sala. O aluno participante passivo no processo de aprendizagem.

→ M: O ambiente e o método Montessori encoraja a auto-disciplina interna.

T: A mestra atua como a força principal na disciplina.


→ M: O ensino individualizado e/ou em grupo e se adapta a cada estilo de aprendizagem segundo o aluno.

T: O ensino em grupo é de acordo com o estilo de ensino para adultos.

→ M: Grupos com idades distintas .

→ M: Grupos com idades distintas .

T: Grupos da mesma idade.

→M: As crianças são motivadas a ensinar, colaborar e se ajudarem mutuamente.

T: Quem ensina é a mestra e não se motiva a colaboração.

→M: A criança escolhe seu próprio trabalho de acordo com seu interesse e habilidade.

T: A estrutura curricular para a criança é feita com pouco enfoque para o interesse da criança.

→M: A criança formula seus próprios conceitos a partir do material selecionado (auto-didata).

T: A mestra entrega os conceitos diretamente à criança.

→M: A criança trabalha pelo tempo que requeira os projetos ou materiais escolhidos.

T: Dá-se um tempo específico à criança, limitando seu trabalho.

www.ebah.com.br/content/ABAAAelkEAI/apresentacao-metodo-montessori

Voltar

Trilhando os Caminhos de Montessori

Por Katia Machado

Eu não inventei um método educacional; simplesmente, dei às crianças a chance de viver”. A frase é de Maria Montessori, médica italiana e antropóloga que mudou a concepção da Educação no mundo. À frente de sua época, Montessori começou a trabalhar com crianças deficientes, mantidas em hospitais. E criou, em sua trajetória, uma prática pedagógica que permite que a criança seja entendida não como um problema, mas como um ser humano que tem muito a ser explorado e aproveitado, vivendo sua fase mais rica - a infância.
Com uma proposta educacional formada com base em seu trabalho prático iniciado nos hospitais, Montessori vivenciou a maior e mais significativa experiência de sua vida e inaugurou uma espécie de pré-escola na periferia de Roma, para filhos de trabalhadores bem pobres. A Casa dei Bambini (em Português, a Casa dos Bambinos) foi o espaço ideal para que a médica e pedagoga adaptasse suas idéias a crianças normais, obtendo resultados excelentes.
Em seu trabalho, Maria percebeu que a formação da criança se dava muito mais em casa do que na escola. Daí a preocupação em trazer para a Casa dos Bambinos o conhecimento aplicado à vida prática,de modo que a vida da criança seguisse seu curso normal. Normalização, inclusive, era a palavra-chave da pedagogia montessoriana, que permitia a interação das forças corporais e espirituais (corpo, inteligência e vontade), fazendo com que as crianças conseguissem trabalhar de modo concentrado, atento e natural. 
Foram várias as idéias implantadas por Maria Montessori: o cuidado e o respeito pelo ambiente, consigo mesmo, em relação ao grupo e a troca de experiências entre mais novos e mais velhos. Afinal, em suas casas, as crianças conviviam com primos, irmãos, todos em idades diferentes. Assim, Maria Montessori criou um ambiente de que todos se sentissem donos, estando à vontade e tendo a liberdade de ir e vir. “Liberdade com responsabilidade” era um dos seus lemas. 

Índice Edição 07  
“Em cada estágio da vida, em qualquer idade, liberdade é a realização da energia, da independência e da perfeição”, dizia Maria Montessori.
Todo o trabalho de Montessori se apoiou em uma série de materiais didáticos, organizados em cinco grupos: material com exercícios para a vida cotidiana, material sensorial, de linguagem, de Matemática e de Ciências. Ela fazia uso de quebra-cabeças, letras em madeira ou lixa, diferentes alfabetos para compor palavras, formas variadas, barras de contagem, algarismos em lixa e madeira, conjunto de contas coloridas, etc. Esses materiais, sempre escolhidos livremente pelo aluno, eram usados de acordo com o ritmo de cada um. Sendo autocorretivos, permitiam que a criança fizesse a avaliação do seu progresso. Assim, as diretrizes metodológicas de Maria basearam-se na construção da personalidade da criança através do trabalho, do ritmo próprio, da liberdade, da ordem, do respeito e da normalização.

Constructor Sui
Campus Internacional Montessori
Rua Marquês de São Vicente, 355
Gávea - Rio de Janeiro
Tel.: 274-8285 Fax: 274-3633
 www.appai.org.br/jornal_educar/educar_n7/pedagogia/principal.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário