Jhoan Heinrich Pestalozzi nasceu em Zurique, Suíça, em 1746. Morreu com 81 anos, em 1827. Influenciou profundamente a educação concebendo-a como um processo de desenvolvimento harmonioso do ser humano, no plano físico, moral e intelectual.
Ninguém mas do que ele acreditou no poder da educação para aperfeiçoar o indivíduo e a sociedade. Com o seu poder influenciou reis e governantes a pensarem na educação do povo. Pois foi umu grande adepto da educação pública e é considerado ainda hoje, um dos pioneiros da pedagogia de intenção social, voltada para as pessoas humildes.
Pestalozzi tomou-se discípulo de Rousseau que foi um grande pensador que propôs uma concepção nova de ensino, baseada nas necessidades da criança, mas não as colocou em prática, quem o fez foi Pestalozzi, que tentou desenvolver suas idéias elaborando uma teoria do ensino. Trabalhou até o fim de sua vida na educação de crianças pobres em instituições dirigirias por ele mesmo. Seu método pedagógico era baseado nos interesses naturais do aluno, de acordo com a evolução do seu psiquismo, de modo que o aluno reduzisse o esforço despendido no processo de aprendizagem, por isso deu grande importância ao método intuitivo, e dizia: "É preciso psicologizar a educação". Os princípios gerais do método proposto por Pestalozzi foram resumidos por um de seus discípulos:
1- A observação ou percepção sensorial (intuição) é à base da instrução.
2- A linguagem deve estar sempre ligada à observação (intuição), isto é, ao objeto ou conteúdo.
3- A época de aprender não é a época de julgamento e crítica.
4- Em qualquer ramo, o ensino deve começar pelos elementos mais simples e proceder gradualmente de acordo com o desenvolvimento da criança, isto é, em ordem psicológica.
5- Tempo suficiente deve ser consagrado a cada ponto de ensino, a fim de assegurar o domínio completo dele pelo aluno.
6- O ensino deve Ter por alvo o desenvolvimento e não a exposição dogmática.
7- O mestre deve respeitar a individualidade do aluno.
8- O fim principal do ensino elementar não é ministrar conhecimentos e talento ao aluno, mas sim desenvolver e aumentar os poderes de sua inteligência.
9- O saber deve corresponder ao poder e a aprendizagem à conquista de técnicas.
10- As relações entre o professor e o aluno, especialmente em disciplina devem ser
baseadas e reguladas pelo amor.
11- A instrução deve estar subordinada ao fim mais elevado da educação.
Pestalozzi inovou os recursos metodológicos. Empregou letras de alfabeto presas a cartões e introduziu lousas, giz e lápis, mas o que foi mais importante foi à instrução simultânea ou em classe, o que não era novo, mas que, só foi posto em prática com Pestalozzi.
Suas principais obras foram: Leonardo e Gertrudes e como Gertrudes ensina seus filhos. Na primeira ele destaca a influência de uma mulher na reforma de toda aldeia através da educação. Na Segunda, que os conhecimentos e habilidades deveriam ser ensinados para criança.
Fonte: pedagogia.tripod.com/infantil/pestalozzi2.htm
Fonte: pedagogia.tripod.com/infantil/pestalozzi2.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário